Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma pesquisa do IBGE fez um levantamento sobre o cenário do trabalho doméstico no Brasil e constatou que cerca de 135,5 milhões de brasileiros a partir dos 14 anos, ou 80%, fazem algum tipo de tarefa em casa ou na casa de algum parente.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Outras Formas de Trabalho, que considerou levantamento feito em 2016.
O estudo revelou que, enquanto 89,8% das mulheres realizavam atividades domésticas, esta proporção era de 71,9% entre os homens. Além disso, a média de horas semanais gastas pelo brasileiro nos afazeres domésticos é de 16,7 horas, só que elas ficam cerca de 20,9 horas por semana cuidando da casa, enquanto eles ficam metade, apenas 11,1 horas.
O único setor que os homens fazem mais coisas que as mulheres é no de manutenção. 65% deles se dedicaram a esse tipo de tarefa, contra 33,9% das mulheres.
“Mulheres fazem tudo na casa”
“A mulher faz tudo na casa, e o homem faz pequeno reparo. É basicamente isso. Há uma diferença grande entre homens e mulheres. A única atividade que os homens fazem mais do que as mulheres é consertar um chuveiro, trocar uma torneira, algum pequeno reparo no domicílio”, disse Alessandra Brito, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
Serviços domésticos ainda caem sobre as costas da mulher
Todas os outros afazeres caem nas costas da mulher. Fazer comida, lavar a louça (58,5% dos homens, 95,7% das mulheres); limpeza e conserto e roupas e sapatos (55,7% dos homens, 90,8% das mulheres); limpar a casa, jardim, quintal… (67,3% dos homens, 77,9% das mulheres); gerenciar a casa, pagar contas e contratação de serviços (69,0% dos homens, 71,3% das mulheres); fazer compras e preocupação com economia (68,2% dos homens, 76% das mulheres); cuidar de animais domésticos (37,5% dos homens, 42,4% das mulheres).
Participação dos homens aumentou, mas ainda não é ideal
Mulheres brancas costumam fazer menos tarefas que as negras e pardas, de acordo com o IBGE. A proporção se inverte no caso dos homens. Não houve cruzamento de dados, mas os pesquisadores acreditam que a participação dos homens tem crescido com relação a levantamentos anteriores, apesar de ainda não representar um cenário democrático na área.
Publicidade
A Associação de Futebol Argentina (AFA) reuniu jornalistas, membros da comissão técnica, dirigentes e jogadores...
A loja AMPamulherdopadre retirou de seu catálogo uma camiseta que possuía um logo da antiga Fundação Estadual para...
Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso...
O Hypeness noticiou na semana passada que um avião bimotor caiu na costa entre Ubatuba (SP) e Paraty (RJ). Após sete...
Monja Coen é, talvez, o principal nome do budismo em terras tupiniquins há uns bons anos. A sacerdotisa da filosofia...
O youtuber Felipe Neto criou uma rede de advogados para proteger pessoas da censura no Brasil. Junto de diversos...
A partir desta quinta-feira (13), as delegacias da mulher do estado de São Paulo passarão a atender mulheres...
Clubes secretos, festas privadas, organizações misteriosas, tudo que é exclusivo e proibido parece nos seduzir, como...
As redes sociais transformam pessoas anônimas e comuns em mocinhos e vilões da noite para o dia. Patrícia Gomes...