Fotografia

O provocador fotógrafo Oliviero Toscani está de volta à Benetton

por: Redação Hypeness

Ainda estamos para descobrir algum fotógrafo mais polêmico do que o italiano Oliviero Toscani. Você pode até não lembrar do nome dele, mas certamente já viu o trabalho do cara por aí.

Oliviero assinou campanhas controversas para a marca Benetton nos anos 80 e 90, tocando em temas como racismo, homofobia, HIV, além de críticas à igreja e à repressão policial. Entre suas campanhas mais famosas está a série de fotos UnHateem que representa através de fotomontagens líderes políticos e religiosos se beijando.

Após 17 anos sem assinar uma campanha para a marca, o fotógrafo finalmente está de volta – menos polêmico, mas igualmente incrível. Até o momento, foram divulgadas duas fotografias dessa nova safra. A primeira delas apresenta uma sala de aula com 28 crianças de treze nacionalidades e quatro continentes diferentes. Na outra, 10 crianças provenientes de diversos países se reúnem em torno de uma professora que lê Pinóquio.

As duas imagens giram em torno de um único tema, que parece nortear todo o trabalho de Oliviero: a integração. Em seu blog, o fotógrafo dá um depoimento sobre a escolha da temática: “O futuro é um jogo sobre o quanto e como usaremos nossa inteligência para integrar os diferentes, superando os medos“.

Divulgadas no início do mês, as fotografias fazem parte de um projeto mais amplo da marca em torno do tema integração, realizada com Toscani à frente do centro de pesquisa de comunicação do Grupo Benetton. No próximo ano, o fotógrafo também deverá lançar uma campanha com produtos da marca. Resta esperar para ver o que está por vir!

Relembre outras campanhas famosas de Oliviero Toscani:

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Fotos © Oliviero Toscani/Benetton


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