Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Joao Rabay
Comida mexicana, síria, colombiana, congolesa… A culinária de vários países está presente no Brasil, e os paulistanos agora estão a um aplicativo de distância de saborear delícias preparadas por imigrantes e refugiados que vivem em São Paulo.
Isso graças ao projeto Raízes na Cozinha, da ONG Migraflix, em que 20 imigrantes e refugiados com talento para a cozinha receberam um treinamento especial de cinco meses para montarem seu próprio ‘restaurante virtual’ graças à parceria com o Uber Eats.
Eles receberam capacitação técnica para desenvolver suas técnicas na cozinha e entender melhor o paladar brasileiro, além de mentoria especializada e treinamentos para afiar a gestão de negócios.
10 deles já estão entregando suas especialidades a partir do aplicativo em São Paulo, e os outros devem estar com tudo pronto até janeiro. Se você estiver próximo de algum deles na Grande São Paulo, verá seus restaurantes com destaque (a lista dos dez está no fim da matéria).
Alguns dos participantes já trabalhavam com gastronomia em seus países, outros fizeram dela um meio de vida ao mudar para o Brasil. Jonathan Berezovsky, fundador do Migraflix, acredita que o programa é uma ótima maneira de empoderar os estrangeiros, ajudando-os a assumir o controle de suas vidas.
Ao longo dos últimos três meses, os participantes atuaram em eventos promovidos pela ONG, como workshops e coffee breaks, que geraram mais de R$ 50 mil em renda, uma média de cerca de R$2600 para cada um.
Liliana Pataquiva, colombiana especialista em deliciosas arepas, não só participou do programa, como foi premiada por sua dedicação, talento e por ter o plano de negócios mais bem estruturado.
Ao centro, as arepas de Liliana
Ela chegou ao Brasil em 2014 para fugir da pressão que os narcotraficantes exerciam sobre moradores e comerciantes da região em que vivia. “O Raízes na Cozinha mudou minha vida, não só por causa do aprendizado mas também pelas amizades que fizemos”, conta Liliana.
A cozinheira destaca as dicas para ampliar o alcance de sua empresa, a Arepas Urbanika. São 15 opções de arepas no aplicativo, uma espécie de pãozinho de milho branco com recheio no capricho, além de patacon, ceviche, sobremesas e bebidas típicas colombianas.
O Raízes na Cozinha contou com a colaboração também do Acnur, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, do Consulado da Mulher, do Food Truck Buzina, da Escola Wilma Kovesi de Cozinha e do Facebook.
Estes são os 10 restaurantes que já estão no catálogo do Uber Eats:
Arepas Urbanika (comida colombiana)
Le Gout du Congo
Nossa Janela (comida venezuelana)
Pérola do Caribe (comida colombiana)
Trofai: Delícias Da Costa Do Marfim
Publicidade
Pouco a pouco as fabricantes de brinquedos estão se dando conta de que crianças precisam crescer livre de...
Ninguém duvida de que os cachorros são animais extremamente leais. Mas são poucos os cães que têm a oportunidade...
Em um mundo repleto de preconceitos, seja por conta da cor, raça ou credo das pessoas, ver uma notícia onde a...
É bem comum ver uma mãe reclamando da alimentação dos filhos. Em geral, é comum pensar que apenas o que colocamos...
Como ganhar dinheiro com blogs num mercado tão competitivo? Como transformar 0 leitores por mês em 10 milhões sem...
Sejamos sinceros: chuva é essencial para a vida, porém torcemos para que ela fique bem longe quando estamos viajando....
Esse é o tal do espírito olímpico. E é maravilhoso! Robel Kiros Habte é provavelmente o 'único nadador...
Talento não tem idade, como mostra a baterista japonesa de apenas 8 anos, ou essa senhora música, que não larga as...
Parecia uma lenda urbana que sobrevivia no imaginário dos moradores de Uley, um pequeno vilarejo inglês: segundo...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.