Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O primeiro governo operário da história, formando uma república proletária através de um regime comunal de caráter socialista, aconteceu em 1871, em Paris. A famosa Comuna de Paris durou somente 72 dias, tendo sido esmagado com violência extrema. A capital francesa, portanto, gosta de se colocar na vanguarda de levantes de esquerda. Mas ela é também famosa por seus espetaculares pães – e uma padaria parisiense reuniu essas duas tendências, criando a primeira padaria anarco-comunista da história.
La Conquête du pain, ou A Conquista do Pão, é gerida, segundo seu co-fundador Pierre Pawin, em total comunhão entre todos, para que possam progredir juntos e não em competição. “Isso é ser anti-capitalismo”, ele diz. Lá você pode provar um sanduíche Karl Marx ou Angela Davis, enquanto toma um café Zapatista, oferecido gratuitamente, lendo livros revolucionários à disposição. Os produtos da padaria são todos orgânicos.
Seus proprietários sabem que a padaria está inserida no capitalismo, e não negam tal situação – a ideia é lidar com ela de forma diferente, através de decisões políticas internas diferenciadas. Preços, salários – todos ganham a mesma coisa -, a ausência de hierarquias na equipe, as decisões em assembleia, tudo é pensado pelo coletivo.
A Conquista do Pão também se posiciona contratando jovens menos privilegiados para se tornarem padeiros, e não há descriminação: ainda que sejam ateus militantes, a maioria dos empregados é muçulmana. Ainda que vendam uma das baguetes mais baratas de Paris, há um preço especial para quem não pode pagar: 75 centavos. Quando estão para fechar, as sobras são todas distribuídas para quem precisa – e volta e meia os proprietários oferecem gratuitamente seus pães para refugiados e pessoas em situação de rua.
The Anarchist-Communist Bakery of Paris
Karl Marx sandwich.Organic baguette.Free coffee.Welcome to the communist-anarchist bakery.
Posted by AJ+ on Thursday, December 21, 2017
Seja o leitor de esquerda ou de direita, é difícil não se comover e abrir um sorriso com tal iniciativa. Dentro ou fora do capitalismo, esteja de que lado se esteja, é possível ser consciente e agir positivamente pelo social em cada gesto – inclusive quando se faz um pão.
Publicidade
Essa semana o “Inspira e Respira”, podcast do canal Hypeness, traz um bate papo com a atriz e humorista Nany People...
A diferença que a presença da atacante Alex Morgan faz em campo para os EUA pode ser medida em números: na incrível...
A pandemia de coronavírus já levou milhares de vidas ao redor de todo o mundo e tem mobilizado milhões de pessoas ao...
Os cães-guia exercem um papel fundamental na vida dos deficientes visuais, mas eles também podem transformar as vidas...
Advogada, política e defensora dos direitos de voto, a estadunidense Stacey Abrams, de 47 anos, está entre as pessoas...
Desde que o mundo parou em quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus, foram muitos os registros mostrando a...
Gabriel Medina é um fenômeno levando nome do surfe brasileiro para um novo patamar. O jovem de Maresias se sagrou na...
A ONG Made in Earth, com sede na Itália, desenvolve projetos humanitários em países em desenvolvimento através da...
Uma das coisas que ficou clara nas últimas ocorrência de estupro aqui no Brasil é que para noticiar tal fato nós,...