Fotografia

Um dia surreal na vida de Salvador Dalí registrado em fotos

por: João Vieira

Um ensaio fotográfico “esquecido” pela história acabou emergindo na imprensa internacional especializada nas últimas semanas.

Nele, o fotógrafo Charles Hewitt mostra um confortável e irreverente Salvador Dalí sendo clicado para a revista britânica Picture Post em 1955.

O trabalho foi intitulado de forma simples e direta: “Um dia com Salvador Dalí“.

Dalí é fotografado em uma casa simples na região de Costa Brava, Espanha. O local fica próximo do vilarejo Port lligat, onde, em 1930, após ser expulso de casa pelo seu pai, que não aguentava mais suas expressões repletas de blasfêmia, o jovem Salvador comprou uma barraca de pesca e seguiu a vida.

Salvador Dalí

“Port lligat é o lugar de produção, o lugar ideal para o meu trabalho. Tudo se encaixa perfeitamente, o tempo passa mais devagar e cada hora tem sua dimensão apropriada”, ele disse uma vez sobre a região.

Gala

A mulher que aparece nas fotos é Gala, esposa russa de Dalí e sua musa inspiradora. Dalí conheceu Gala ali mesmo, em Costa Brava, na época acompanhada de seu então marido Paul Éluard, que também era pintor.

Salvador e a esposa

Na ocasião, Salvador, com 35 anos, disse ser virgem. Seu relacionamento com Gala foi um dos motivos que dificultou sua convivência com a família.

Nascido na cidade espanhola de Figueres no dia 11 de maio de 1904, Salvador Dali morreu no mesmo local em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos.

Publicidade

Fotos: Charles Hewitt


João Vieira
Com seis anos de jornalismo, João Vieira acredita na profissão como uma ótima oportunidade de contar histórias. Entrou nessa brincadeira para dar visibilidade ao povo negro e qualquer outro que represente a democracia nos espaços de poder. Mas é importante ressaltar que tem paixão semelhante pela fofoca e entretenimento do mais baixo clero popular.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As mais engraçadas fotos da vida selvagem de 2020 no Comedy Wildlife Photography Awards