Debate

Vídeo explica que silêncio de testemunhas é cumplicidade em casos de assédio

por: Redação Hypeness

Crescemos ouvindo que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”, mas quem ganha com isso é sempre o agressor. Isso vale também para casos de assédio fora de casa – pode ser no trabalho, em uma festa ou até mesmo na escola.

Muitas vezes, as vítimas não são capazes de se defender sozinhas deste tipo de situação, porque são ameaçadas de diversas maneiras diretas e indiretas. Nesse caso, quem testemunha este tipo de abuso pode servir como uma peça fundamental para auxiliar a vítima.

Um vídeo do Governo de Ontario, no Canadá, mostra que é papel de todos prevenir e evitar este tipo de violência. A campanha intitulada It’s Never Ok (“Nunca está certo”, em inglês) chama a atenção para a violência contra a mulher e o assédio sexual em suas diversas formas.

Lançada pela primeira vez em 2015, a campanha foi um sucesso e acaba de ser retomada pelo governo. No vídeo, são mostradas diversas situações de assédio em que os abusadores agradecem o espectador por ficar calado diante do que vê. Ao final, uma mensagem lembra que calar diante de casos de assédio é uma forma de ser cúmplice e ajudar o assediador, enquanto poderíamos estar auxiliando a vítima.

A página Desconstruindo Conceitos publicou uma versão legendada em português da produção. Vem ver – e refletir:

Publicidade

Fotos: Reprodução Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Rita Lobo rebate comentários machistas: ‘Não casaria com homem que não sabe cozinhar’