Sustentabilidade

A ‘ilha do lixo’, ao norte do Pacífico, pode se tornar oficialmente um país

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Localizada ao norte do Oceano Pacífico, uma espécie de ilha, do tamanho da França – e que segue expandindo seu “território” – pode ser reconhecida como um país inteiramente novo. O singular e um tanto trágico de tal novidade está naquilo do que essa ilha é feita: de lixo. Conhecida como “Ilhas de Lixo”, esse imenso amontoado de dejetos reunido no oceano, através de um pedido real enviado para a ONU, pode ser reconhecido como um país oficialmente.

Entre a metáfora e a denúncia de como tratamos não só nossos países, mas o planeta como um todo, o pedido foi desenvolvido e enviado pela organização ambiental Plastic Oceas Foundation, em parceria com a publicação LadBible. E não se trata de um pedido meramente simbólico e simplório: as Ilhas de Lixo já possuem bandeira, passaporte, selos, moeda (batizada de Debris, que quer dizer lixo, ruína, dejeto em inglês) e o pedido de reconhecimento de cidadania de nada menos que 100 mil pessoas – entre elas, o ex-vice presidente dos EUA, Al Gore, que se ofereceu para se tornar o primeiro cidadão das Ilhas.


A bandeira das Ilhas do Lixo


Passaporte de Al Gore como cidadão das Ilhas

Se a ONU reconhecerá ou não as Ilhas como um país é, em verdade, a parte menos importante do gesto – que se impõe como um contundente protesto a respeito do problema do lixo e do despejo nos mares. Estima-se que até 2050 o lixo presente nos oceanos supere, em peso, o número de peixes, e uma nova ilha em formação já foi descoberta no Pacífico sul. Se a ideia de reconhecer tais Ilhas como países parece absurda, muito mais absurdo é que elas existam.


Os selos das Ilhas


As notas de Debris, a moeda das Ilhas do Lixo

Publicidade Anuncie

© artes: Mario Kerkstra/Plastic Oceans/LadBible


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Marca gaúcha lança carteiras, tênis e até camisetas de ‘papel’