Debate

Absurdo: Governo de MG autoriza uso de animais em testes para cosméticos

por: João Vieira

O governador mineiro Fernando Pimentel (PT) vetou o Projeto de Lei que proibia a realização de testes com animais para fabricação de cosméticos, algo que já havia sido aprovado em todas as instâncias da Assembleia Legislativa.

O governo argumenta que a lei contraria o interesse público e traria “grandes riscos”  ao desenvolvimento de pesquisas no setor.

A Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais se manifestou a respeito e disse que é preciso ter consciência sobre a sensibilidade dos animais. Pimentel rebateu dizendo que cabe ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal regulamentar o zelo aos bichos em todo o Brasil.

Os autores da PL anunciaram que irão trabalhar para derrubar o veto. Recentemente, a capital mineira Belo Horizonte se mostrou interessada em proibir a venda de animais em pet shops, feiras, parques e clínicas veterinárias.

 

 

 

Coelhos são espécie mais afetada por testes em animais

No Rio de Janeiro, uma proposta semelhante foi rejeitada por Luiz Fernando Pezão (PMDB), com a diferença de que o veto foi derrubado pela Alerj e a proibição do uso de animais em testes para desenvolver cosméticos virou lei no Estado fluminense em dezembro do ano passado.

Publicidade

Fotos: Reprodução


João Vieira
Com seis anos de jornalismo, João Vieira acredita na profissão como uma ótima oportunidade de contar histórias. Entrou nessa brincadeira para dar visibilidade ao povo negro e qualquer outro que represente a democracia nos espaços de poder. Mas é importante ressaltar que tem paixão semelhante pela fofoca e entretenimento do mais baixo clero popular.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos