Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com a popularização do Airbnb, o aluguel de apartamentos de temporada vem sendo buscado por um número cada vez maior de viajantes. Porém, esse tipo de hospedagem pode esconder um lado assustador.
Em novembro de 2017, o usuário do Twitter Jason Scott contou a história de um amigo que descobriu uma câmera escondida em um apartamento alugado. “Um colega meu achou estranho que havia apenas um detector de movimento no quarto que alugou pelo Airbnb e voilà, é uma câmera IP conectada à internet. (Ele saiu do apartamento às 3h, reportou o ocorrido, o anfitrião foi suspenso e meu colega obteve reembolso.)“, escreveu.
In "oh, that's a thing now" news, a colleague of mine thought it odd that there was a single "motion detector" in his AirBNB in the bedroom and voila, it's an IP camera connected to the web. (He left at 3am, reported, host is suspended, colleague got refund.) pic.twitter.com/6KgkDmEZXB
— Jason Scott (@textfiles) November 28, 2017
Porém, como detectar quando situações assim estiverem ocorrendo? Existem algumas maneiras práticas de fazer isso, como lista uma reportagem publicada pelo jornal britânico Independent.
A mais simples entre elas foi justamente uma dica oferecida em resposta ao tweet acima. É possível utilizar o aplicativo Fing para detectar se alguma câmera IP está conectada à rede wi-fi do apartamento. O app é gratuito para Android e iOS.
Most hosts generally allow you access to their local network via wifi. Use @fingapp to scan the network for ip cameras. Not a full proof method of detection but can give an indication.
— Adam Glen (@DrAdamGlen) November 28, 2017
Outro método bastante eficaz é apagar todas as luzes da casa e acender a lanterna de seu celular. Passe o feixe de luz devagar por todo o ambiente. Se houver uma câmera escondida, as lentes irão refletir a luz, facilitando a descoberta. O método funciona entre 92% e 95% dos casos.
Especialistas indicam ainda buscar em lugares suspeitos, com pequenos buracos que poderiam ser utilizados para as gravações. Normalmente, câmeras de voyeurismo estarão localizadas em banheiros ou no quarto – locais em que os hóspedes costumam trocar de roupa. Pesquise em lâmpadas, detectores de fumaça e objetos que possam parecer estranhos.
Caso suspeite que um espelho é falso, você também pode fazer o teste do dedinho: ao encostar com o dedo na superfície do espelho, a imagem deve refletir uma lacuna entre o dedo real e o reflexo. Se isso não ocorrer, é bem provável que se trate de um espelho falso – leia mais sobre o assunto aqui.
Publicidade
Um vinhedo italiano teve uma ideia excelente para aproximar as pessoas da natureza e ainda proporcionar momentos...
Lembra quando falamos aqui sobre a megatrilha brasileira que conecta o Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul ao longo de...
Se há quem condene mulheres por irem até a esquina sozinhas, imagine o que disseram para a californiana Kristin...
Você acredita que as todo mundo merece uma segunda chance? Os irmãos Dave e Glenn Dahl não só acreditam, como...
Querendo dar uma fugida da cidade grande? Se nenhuma dessas opções te interessou, temos mais uma: a Rota da Uva de...
No início deste ano, mais precisamente no dia 17 de março, a maior tempestade solar da década aconteceu no...
Todos nós temos um estilo de viajar e guardar as memórias dos lugares por onde passamos. Uma viajante holandesa...
Imagine acordar e ter como vista uma paisagem estonteante de uma montanha congelada. Pois essa é a visão privilegiada...
Antes que nada mais der certo, reveja seus conceitos. Subestimar algumas profissões é um tipo de preconceito...