Sustentabilidade

Belize bane a extração de petróleo em suas paradisíacas praias

por: Redação Hypeness

Apesar de ser um país pequeno, o exemplo que o Belize oferece ao mundo é imenso. Dono da maior barreira de corais do hemisfério ocidental, para proteger seus recursos naturais – e, com isso, tendo no turismo sua maior fonte de renda, também seus recursos econômicos – a antiga colônia inglesa localizada na costa nordeste da América Central decidiu fazer o que todos os países terão de fazer, mais cedo ou mais tarde: proibir novas explorações de petróleo em seu território.

Naturalmente que a decisão do governo de Belize não representa grande impacto concreto na indústria do petróleo mundial, mas sim um verdadeiro impacto simbólico – contra não só a ideia de que proteger o meio-ambiente é ruim para a economia, como também em favor da certeza de que a mobilização popular pode sim transformar para o bem um país, contra os interesses financeiros de poderosas empresas. Belize é o primeiro país em desenvolvimento a proibir tal exploração.

“Encerrar as atividades petrolíferas encoraja outros países a seguir o exemplo e tomar medidas urgentes e necessárias para proteger os oceanos”, afirma Chris Gee, membro da organização World Wildlife Fund. “Quase metade dos recursos naturais do mundo são ameaçados por pressões industriais”.

Infelizmente, para manter viva sua barreira de corais, outros países terão também de se mobilizar – os 3 mil barris diários produzidos pelo país não se comparam, por exemplo, aos quase 9 milhões que os EUA produzem todos os dias. Os constantes vazamentos ocorridos por tais explorações ameaçam gravemente toda a vida marítima. O exemplo, porém, está dado – agora basta o mundo enfrenta-lo e se transformar, se quisermos que o planeta continue sendo nosso lar.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa divulga vídeo mostrando maus-tratos contra porcos em granja; veja