Matéria Especial Hypeness

Como funcionam as bolsas de mestrado e doutorado para brasileiros na Holanda

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

Estudar no exterior é um sonho para muita gente. Cursar uma pós-graduação em outro país é a oportunidade de ganhar uma experiência internacional no currículo ao mesmo tempo em que descobre um novo país.

Se Estados Unidos, Portugal e a França já estão entre destinos batidos para quem sonha em fazer um mestrado ou doutorado no exterior, a Holanda ainda é um país que merece ser explorado por potenciais candidatos. A boa notícia é que alguns programas de bolsas do governo holandês são voltados exclusivamente para estudantes brasileiros.

Nós confeccionamos um pequeno guia que promete te ajudar a conseguir a tão sonhada bolsa de estudos no país das tulipas e dos moinhos de vento!

Por que estudar na Holanda?

Em primeiro lugar, porque você não precisa falar holandês para se inscrever em uma universidade do país. Mais de 2.100 cursos são ministrados completamente em inglês. Além disso, o sistema educacional da Holanda foi eleito pela revista Times como o terceiro melhor do mundo.

A facilidade na obtenção de visto de residência também conta pontos a favor do destino, já que os trâmites para o visto estudantil são realizados pela própria universidade. Entre os anos de 2015 e 2016, cerca de 600 estudantes brasileiros embarcaram para a Holanda – sendo que pelo menos 80% deles eram bolsistas.

O Ministério da Educação Holandês mantém uma fundação sem fins lucrativos voltada para orientar e informar gratuitamente estudantes internacionais interessados em estudar no país, a Nuffic Neso, que possui escritório no Brasil desde 20018.

Orange Tulip Scholarship (OTS)

Este programa de bolsas é voltado exclusivamente para brasileiros e todos os cursos são ministrados em inglês. Algumas das oportunidades oferecem uma ajuda de custo durante os estudos, enquanto outras financiam 100% do valor do curso.

Nível de estudos: bacharelado completo, último ano de graduação, mestrado ou MBA em diversas áreas de estudos.

O que está incluído: a bolsa cobre os custos parciais ou integrais da anuidade da universidade e, em alguns casos, inclui ainda ajuda de custos com visto e seguro.

Quando aplicar? As inscrições estão abertas e o prazo varia de acordo com cada instituição (as datas limite vão de fevereiro a maio de 2018). Confira o cronograma completo clicando aqui.

Quem pode participar? Só podem se candidatar a uma bolsa pessoas que tenham apenas cidadania brasileira (candidatos que tenham cidadania de um país europeu não são aceitos). É preciso demonstrar excelente desempenho acadêmico e ter obtido o grau necessário para cursar o programa desejado. Os candidatos não podem estar estudando ou trabalhando na Holanda atualmente e devem ter iniciado o processo de admissão ou já ter sido admitidos em uma instituição de ensino participante do programa.

Documentos necessários:

  • Tradução juramentada para o inglês do diploma e histórico acadêmico do grau anterior ao que pretende cursar
  • Exame de proficiência em inglês: TOEFL iBT (oficial) ou IELTS (acadêmico)
  • Curriculum vitae e carta de motivação em inglês
  • Cartas de referência (varia de acordo com o curso escolhido)
  • Cópia autenticada do passaporte

Clique aqui para obter mais informações sobre o programa.

Holland Scolarship

Enquanto o Orange Tulip Scolarship é voltado apenas a estudantes brasileiros, o Holland Scolarship tem um público mais amplo e as bolsas do programa são destinadas a estudantes estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA).

Nível de estudos: bacharelado ou mestrado em diversas áreas de atuação.

O que está incluído: bolsa de estudos no valor de € 5 mil (cerca de R$ 20 mil) paga no primeiro ano de estudos

Quando aplicar? O último período de inscrições ocorreu entre os meses de fevereiro e maio de 2017. Estima-se que novas inscrições devam abrir em breve. A candidatura deve ser feita diretamente com as universidades participantes do programa (veja quais são as instituições na área de pesquisa e quais são as instituições que oferecem cursos de ciências aplicadas).

Quem pode participar? Qualquer pessoa que seja nativa de países não-membros da União Europeia, não tenham um diploma emitido por uma universidade holandesa e atendam aos requisitos de admissão na universidade escolhida.

Clique aqui para mais informações.

Doutorado na Holanda

Diferentemente do Brasil, na Holanda o doutorado é visto como um trabalho e, portanto, é remunerado como tal. Embora existam bolsas de doutorado no país, a maioria das vagas é anunciada como oportunidades de emprego na área acadêmica, em sites como o Academic Transfer.

Se não achar nenhuma oportunidade que seja do seu interesse, também é possível entrar em contato diretamente com a universidade para falar sobre a sua proposta de pesquisa. O site do Nuffic Neso também fornece informações para quem pretende realizar um doutorado na Holanda.

Programas de Mestrado do Erasmus Mundus

Estudantes brasileiros podem se candidatar a qualquer programa de mestrado oferecido pelo Erasmus Mundus. Cursos com bolsas previstas para o ano letivo de 2018-2019 estão disponíveis através deste link – as oportunidades incluem mestrado na Holanda e em outros países europeus. O valor da bolsa e os requisitos para participação irão variar de acordo com o curso escolhido.

Quando aplicar? Normalmente, entre outubro do ano anterior e janeiro do ano de início do curso.

Programas de Doutorado do Erasmus Mundus

Brasileiros podem aplicar a todos os programas de doutorado oferecidos pelo Erasmus Mundus, com duração de até três anos. O procedimento de inscrição e os requisitos irão variar de acordo com cada programa, embora a maioria das oportunidades exija a comprovação de proficiência em inglês. Neste link é possível conferir todas as oportunidades abertas para estudar na Holanda e em outros países europeus através do programa.

Como ficar por dentro das bolsas de estudos na Holanda?

O site da Nuffic Neso oferece a opção de cadastramento na newsletter para receber em primeira mão informações sobre novas bolsas e oportunidades de estudos disponíveis no país. Através deste link, a instituição também oferece a opção de pesquisar todas as bolsas disponíveis no momento, selecionando-as através de filtros por área e nível de estudo, bem como país de origem. No momento, 47 oportunidades estão abertas para estudantes provenientes do Brasil.

Através do blog brasileiro Partiu Intercâmbio também é possível ser informado sobre novas bolsas de estudos em diversos lugares do mundo. Basta inscrever seu e-mail para receber as novas oportunidades ou seguir este link para ficar por dentro das últimas bolsas na Holanda publicadas no site.

Publicidade Anuncie

Fotos: Unsplash


Mari Dutra
Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje escreve para o Hypeness e mantém um blog de viagens, o Quase Nômade, em que conta mais de suas experiências pelo mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Contêiner é transformado em micropousada com ofurô e fogueira em meio à floresta