Diversidade

Diaspora.Black: rede de anfitriões e viajantes interessados na cultura negra

por: Redação Hypeness

De acordo com um estudo de 2016 realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas negras têm 16% mais chances de serem rejeitadas em serviços de acomodação compartilhada, como o Airbnb. Ao perceber essa dificuldade de hospedar e ser hospedado em diferentes cidades, um grupo de empreendedores brasileiros criou um serviço de acomodação voltado para pessoas interessadas na cultura negra, a Diáspora.Black.

Qualquer pessoa pode participar do site, que é focado em “trocas e experiências de viagem centradas nos valores, símbolos e referências da cultura negra”. Com funcionamento semelhante ao do Airbnb, o Diáspora.Black permite que pessoas de diversas cidades inscrevam-se para viajar ou receber viajantes em sua casa. O pagamento é realizado através da plataforma, através do Paypal.

A ideia foi viabilizada através de uma campanha de financiamento coletivo que contou com a colaboração de mais de 12 mil pessoas. Lançada há menos de um ano, já inclui cadastros em pelo menos 10 países diferentes, além de diversas cidades brasileiras.

Recentemente, o projeto foi selecionado para uma aceleração de seis meses na Estação Hack, o centro de inovação do Facebook localizado em São Paulo. Das 10 startups selecionadas para a aceleração, a Diáspora.Black é a única voltada para a população negra. Desde o dia 15 de janeiro, uma nova fase começou para a empresa, embora os sócios do negócio ainda enfrentem uma dificuldade para bancar seus custos na cidade.

Visando custear suas despesas durante o programa de aceleração, foi criada uma nova campanha de financiamento coletivo através do Catarse. O objetivo é arrecadar um total de R$ 35 mil, que devem ser usados para pagamento de aluguel, transporte, alimentação e manutenção de um apartamento na capital paulista durante seis meses.

Confira mais sobre como surgiu a inciativa no vídeo abaixo e colabore com a campanha clicando aqui.

Publicidade

Foto destaque: Atikh Bana/Unsplash

Fotos texto: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alta de 67% do casamento homoafetivo aponta que diversidade é caminho sem volta