Ciência

Documentário da BBC mostra golfinhos ‘chapados’ em ambiente selvagem

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Há quem diga que a inteligência dos golfinhos pode ser comparada com a dos humanos. E uma descoberta relativamente recente pode acrescentar mais um item na lista de semelhanças entre nós e eles.

Ao usar câmeras disfarçadas de animais marinhos para gravar um documentário sem criar distrações para os golfinhos, uma equipe da BBC One captou um comportamento bem diferente em um grupo de jovens da espécie Tursiops truncatus (conhecidos como golfinhos nariz-de-garrafa).

Eles foram vistos mordendo baiacus, passando o peixe de um para o outro e, em seguida, rodando e colocando o nariz para fora da água. Isso porque os baiacus, ao se sentirem ameaçados, liberam uma neurotoxina que, em doses grandes, pode até ser mortal, mas, em quantidades pequenas, deixaria os golfinhos chapados, como ao usar drogas recreativas.

“Depois de mastigar levemente o baiacu e passa-lo adiante, eles começaram a agir de forma peculiar, colocando os narizes para fora da água, como se estivessem fascinados pelos próprios reflexos”, comentou o zoólogo Rob Pilley, que participou da produção do documentário A Spy In The Pod.

Publicidade

Krista Nicholson, uma pesquisadora australiana, ressalta que a questão é controversa. Segundo ela, golfinhos já foram vistos brincando de morder e passar outros animais, como caranguejos, e até algas marinhas, sem que isso trouxesse algum efeito psicoativo.

 

Publicidade Anuncie

Imagens: Reprodução/BBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Neurologista explica em vídeo o uso do canabidiol para tratamento do autismo