Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Aquela deprê, falta de vontade de sair da cama e uma montanha-russa de emoções. Quem nunca experimentou isso é porque teve uma vida amorosa atípica e, provavelmente, não precisou enfrentar o fim de um namoro.
Embora cada pessoa responda de uma maneira ao término, a ciência já desvendou o que acontece em nosso corpo quando um relacionamento acaba. Alguns dos sintomas parecem quase óbvios, como falta de apetite, enquanto outros soam bastante estranhos – quem diria, afinal, que o fim de um namoro pode causar acne? A ciência, é claro!
De acordo com diversas pesquisas, o rompimento repentino de uma relação é um fator que desencadeia sintomas relacionados ao estresse. Há estudos que relacionam a dor da separação a sintomas físicos que afetam o coração e os sistemas digestivo e imunológico. Nesse caso, a maneira como o cérebro processa a sensação de dor parecer estar em pane, gerando a liberação de hormônios de estresse – e uma confusão danada no nosso corpo. A condição ganhou até nome: miocardiopatia de takotsubo ou “síndrome do coração partido”.
Perda de apetite, cólicas estomacais e músculos doloridos também podem ser causados pela tensão mental e estresse ocasionado pelo fim da relação. De certa forma, nosso corpo reage como o de um viciado em crise de abstinência – e ignorar isso pode induzir a ainda mais dor. Ou seja, o melhor é aprender a conviver com os sintomas e focar a mente em se “livrar do vício” (ou seja, esquecer de vez aquele relacionamento que não tinha mesmo futuro).
A boa notícia é que estes sintomas costumam desaparecer entre seis meses e dois anos após o término. Ufa!
Publicidade
Se a legalização da maconha vem trazendo uma imensa lista de benefícios para a saúde, a economia, a violência e a...
O planeta vermelho. É assim que conhecemos nosso vizinho de sistema solar, Marte. Mas a NASA recentemente divulgou...
A redução no tempo de diagnóstico do novo coronavírus foi de 48 para 3 horas graças a um equipamento da...
Parece que foi ontem que vimos um registro de um buraco negro pela primeira vez - na verdade, foi há pouco mais de um...
Um estudo realizado pela Universidade de Nottingham aponta que podem existir mais de 30 civilizações extraterrestres...
A descoberta do fóssil de um novo réptil nos municípios de Nazária e Palmeirais, no Piauí, pode reescrever a...
A sonda InSight, há quase dois anos em explorando Marte em nome da Agência Espacial Americana (NASA), detectou sinais...
Seja conhecida como pique, pique-esconde, esconde-esconde ou algum outro nome regional, o fato é que essa é uma...
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Lund publicou um estudo que sugere a eficácia de um tipo de exame de...