Ciência

É isso que acontece com seu corpo após terminar um namoro

por: Redação Hypeness

Aquela deprê, falta de vontade de sair da cama e uma montanha-russa de emoções. Quem nunca experimentou isso é porque teve uma vida amorosa atípica e, provavelmente, não precisou enfrentar o fim de um namoro.

Embora cada pessoa responda de uma maneira ao término, a ciência já desvendou o que acontece em nosso corpo quando um relacionamento acaba. Alguns dos sintomas parecem quase óbvios, como falta de apetite, enquanto outros soam bastante estranhos – quem diria, afinal, que o fim de um namoro pode causar acne? A ciência, é claro!

via GIPHY

De acordo com diversas pesquisas, o rompimento repentino de uma relação é um fator que desencadeia sintomas relacionados ao estresse. Há estudos que relacionam a dor da separação a sintomas físicos que afetam o coração e os sistemas digestivo e imunológico. Nesse caso, a maneira como o cérebro processa a sensação de dor parecer estar em pane, gerando a liberação de hormônios de estresse – e uma confusão danada no nosso corpo. A condição ganhou até nome: miocardiopatia de takotsubo ou “síndrome do coração partido”.

via GIPHY

Perda de apetite, cólicas estomacais e músculos doloridos também podem ser causados pela tensão mental e estresse ocasionado pelo fim da relação. De certa forma, nosso corpo reage como o de um viciado em crise de abstinência – e ignorar isso pode induzir a ainda mais dor. Ou seja, o melhor é aprender a conviver com os sintomas e focar a mente em se “livrar do vício” (ou seja, esquecer de vez aquele relacionamento que não tinha mesmo futuro).

A boa notícia é que estes sintomas costumam desaparecer entre seis meses e dois anos após o término. Ufa!

Publicidade

Fotos: Giphy e Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lições que podemos tirar com a morte de mulher eletrocutada ao ligar máquina de lavar