Ciência

Este simpático roedor estava ‘extinto’ há um século – e agora ressurgiu

por: Redação Hypeness

Uma bela, felpuda e fofa notícia para começar o ano trouxe sorrisos aos cientistas australianos do estado de New South Wales: depois de um século considerado extinto, uma espécie de marsupial batizada como Dasycercus Cristicauda, e conhecida como Mulgara, foi encontrada, sã e salva, em um parque nacional. Os pesquisadores trabalhavam em um projeto para restaurar ecossistemas em desertos quando encontraram o pequeno roedor.

O Mulgara pesa 159 gramas, e foi encontrado por pesquisadores da Universidade de New South Wales. O animal, que já habitou intensamente a região, foi considerado extinto há quase um século. Carnívoro, alimentando-se de pequeno lagartos, invertebrados e pequenos mamíferos, a descoberta foi comemorada pelos cientistas australianos.

O motivo é especial: o projeto dos pesquisadores da universidade visa justamente reintroduzir espécies no Parque Nacional de Sturt que não mais habitavam o local. A chegada triunfal do Mulgara, portanto, é não só uma pequena e adorável esperança, como um triunfo de um projeto que visa salvar a vida de animais ameaçados.

The first Mulgara caught in NSW runs back to her burrow. Thanks Gareth Evans from NSW National Parks and Wildlife Service for capturing the moment. May she find males and establish a population! #threatenedspecies #backfromextinction #predatorswithpouches

Posted by Wild Deserts on Friday, December 15, 2017

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo divide amigos entre ativos e passivos e ensina diferenças da relação