Sustentabilidade

Ex-sede da Copa do Mundo, Cidade do Cabo já tem data para ver toda sua água acabar

por: Redação Hypeness

A Cidade do Cabo, uma das três capitais da África do Sul e das principais sedes da Copa do Mundo de 2010, que aconteceu no país, ficará totalmente sem água no dia 21 de abril se as coisas continuarem no ritmo em que estão.

A metrópole litorânea de quatro milhões de habitantes enfrenta a pior seca de sua história. Em todo o ano de 2016, foram registrados somente 200 milímetros de precipitação. Para se ter uma ideia, São Paulo registra média 237 milímetros só no mês de janeiro.

Um site criado para acompanhar esse problema indica que, na semana passada, as represas apresentavam um nível de 28,7% da capacidade máxima. Apenas 39% dos cidadãos estão seguindo a recomendação das autoridades de utilizar até 87 litros por dia.

Segundo a revista Time, quando o reservatório atingir o nível de 13,5% da capacidade, somente hospitais e outros serviços essenciais terão fornecimento de água. A expectativa é que isso aconteça no dia 21 de abril e o governo já se prepara para essa situação, convocando as forças armadas para ajudarem na distribuição de 25 litros diários a cada cidadão. Se o nível ficar abaixo dos 10%, se tornará impossível qualquer captação de água.

 

 

Voelvlei, uma das principais represas sul-africanas, está seca

Um relatório da Universidade da Cidade do Cabo afirma que a responsabilidade de coletar água, quando se iniciar o racionamento, será de cada cidadão, e não há ainda um meio de garantir que idosos, pessoas com necessidades especiais e outros grupos vulneráveis tenham acesso a suas coletas de água. O governo convocou ONGs para colaborar com os esforços da distribuição e garantir que a água chegue até a população de menor renda.

Cidade do Cabo

Publicidade

Fotos: foto 1: Mike Hutchings - 8.nov.17/Reuters; foto 2: iStock/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Já passou da hora de revermos a pegada ambiental dos embrulhos de presente