Debate

H&M veste criança negra com blusa com a frase ‘macaco mais legal da selva’

por: Redação Hypeness

A presença de modelos negros em lojas que comercializam roupas é bastante rara, especialmente na sessão infantil A marca H&M utilizou uma criança afrodescendente para um anúncio em seu site, mas de uma forma racista.

O anúncio trazia um casaco com duas opções de estampa. A primeira dizia: “Especialista em sobrevivência”. Já a segunda: “Macaco mais legal da selva“. Na primeira, o modelo é um menino branco. Na segunda, um negro.

Uma das ofensas raciais mais conhecidas contra os negros é justamente chamá-los de macaco. A blogueira Stephanie Yeboa denunciou o ocorrido em um post no Twitter, que obteve mais de 15 mil retuítes. Logo depois, o anúncio foi retirado do site.

“De quem foi a ideia na H&M de fazer esse doce menino negro usar um suéter com a frase ‘Macaco mais legal da selva’?”, perguntou Yeboa.

O colunista do New York Times Charles M. Blow também mostrou indignação com o caso. “H&M, vocês perderam a maldita cabeça?”, questionou.

Ao site Verne, a H&M confirmou a retirada da fotografia e pediu as famosas desculpas aos que se sentiram ofendidos. Atualmente, a peça ainda está sendo comercializada no site, mas, ao invés de um modelo vestindo-a, apenas o casaco está exposto.

Mais tarde, Stephanie afirmou no Twitter que uma série de homens brancos vieram dizê-la que não havia nada demais na imagem. A blogueira publicou uma longa resposta no site a esses comentários. A sequência está abaixo e a tradução logo em seguida.

Como alguém que foi chamada muitas vezes de “macaca” por pessoas brancas (tanto na minha cara como online), isso é absolutamente inaceitável. Além do mais, se você é branco, não está na posição de dizer aos negros o que devemos ou não devemos considerar racista. Só porque VOCÊS não experimentam o racismo, não significa que ele não exista. Não me importo se as pessoas acharem que estou sendo “sensível demais” com relação a isso. O triste é a quantidade de racistas neste thread / menções dizendo as coisas mais desagradáveis, sem entender por que a foto é problemática. É muito decepcionante. Boa noite.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Homem sequestra e obriga mulher a assistir 9 horas de série sobre racismo