Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A presença de modelos negros em lojas que comercializam roupas é bastante rara, especialmente na sessão infantil A marca H&M utilizou uma criança afrodescendente para um anúncio em seu site, mas de uma forma racista.
O anúncio trazia um casaco com duas opções de estampa. A primeira dizia: “Especialista em sobrevivência”. Já a segunda: “Macaco mais legal da selva“. Na primeira, o modelo é um menino branco. Na segunda, um negro.
Uma das ofensas raciais mais conhecidas contra os negros é justamente chamá-los de macaco. A blogueira Stephanie Yeboa denunciou o ocorrido em um post no Twitter, que obteve mais de 15 mil retuítes. Logo depois, o anúncio foi retirado do site.
“De quem foi a ideia na H&M de fazer esse doce menino negro usar um suéter com a frase ‘Macaco mais legal da selva’?”, perguntou Yeboa.
O colunista do New York Times Charles M. Blow também mostrou indignação com o caso. “H&M, vocês perderam a maldita cabeça?”, questionou.
. @hm, have you lost your damned minds?!?!?! pic.twitter.com/EYuCXLZtv3
— Charles M. Blow (@CharlesMBlow) 8 de janeiro de 2018
Ao site Verne, a H&M confirmou a retirada da fotografia e pediu as famosas desculpas aos que se sentiram ofendidos. Atualmente, a peça ainda está sendo comercializada no site, mas, ao invés de um modelo vestindo-a, apenas o casaco está exposto.
Mais tarde, Stephanie afirmou no Twitter que uma série de homens brancos vieram dizê-la que não havia nada demais na imagem. A blogueira publicou uma longa resposta no site a esses comentários. A sequência está abaixo e a tradução logo em seguida.
What makes this worse, is that I now have a gaggle of white men in my mentions telling me that there is nothing wrong with this jumper.
I am just…speechless. pic.twitter.com/4AuX6FIm9E
— Stephanie Yeboah (@NerdAboutTown) 7 de janeiro de 2018
As somebody who has been called a monkey many times by white people (both to my face and online), this is absolutely unacceptable.
— Stephanie Yeboah (@NerdAboutTown) 7 de janeiro de 2018
Furthermore, if you’re white, you have absolutely no room, right or scope to tell black people what we should and should not find racist.
Just because YOU don’t experience racism, it doesn’t mean it doesn’t exist.
— Stephanie Yeboah (@NerdAboutTown) 7 de janeiro de 2018
I don’t care if people think I’m being ‘too sensitive’ on this.
Fix your gums to call any child of mine a monkey and I will spin your jaw. Ignorance is not an excuse anymore, it’s 2018.
— Stephanie Yeboah (@NerdAboutTown) 7 de janeiro de 2018
Hmm. What’s sad about this whole thing is the amount of racists in this thread/my mentions saying the most disgusting things, and not understanding why the photo is problematic.
It’s so disappointing. Goodnight. x
— Stephanie Yeboah (@NerdAboutTown) 7 de janeiro de 2018
Como alguém que foi chamada muitas vezes de “macaca” por pessoas brancas (tanto na minha cara como online), isso é absolutamente inaceitável. Além do mais, se você é branco, não está na posição de dizer aos negros o que devemos ou não devemos considerar racista. Só porque VOCÊS não experimentam o racismo, não significa que ele não exista. Não me importo se as pessoas acharem que estou sendo “sensível demais” com relação a isso. O triste é a quantidade de racistas neste thread / menções dizendo as coisas mais desagradáveis, sem entender por que a foto é problemática. É muito decepcionante. Boa noite.
Publicidade
Toma essa trama de novela: um casal estava prestes a oficializar seu matrimônio na província de Jiangsu, na China....
O ex-secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, é acusado pela esposa de uma série de agressões. Maria...
A Monsanto, empresa multinacional do ramo de agricultura e biotecnologia, líder mundial em produção de sementes...
Depois de vazar um protótipo do Instagram em que as curtidas eram escondidas dos usuários, a rede social começou a...
Depois de voltar das Olimpíadas de Tóquio sem medalha, Gabriel Medina poderá ficar de fora da disputa pelo...
A comediante Dani Calabresa deu uma entrevista ao podcast Calcinha Larga e comentou sobre seu relacionamento com o...
Monica Iozzi fez uma denúncia contra a empresa em que sua irmã trabalhava. A familiar da global contraiu coronavírus...
Segundo o Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, mais de 287 indígenas morreram em decorrência do novo...
A Bancada Ruralista detém muitos poderes no Congresso Nacional. Com uma grande representatividade e influência...