Diversidade

Ignorada pelo Globo de Ouro, Greta Gerwig se torna 5ª diretora indicada ao Oscar em 90 anos

por: Redação Hypeness

A 90ª edição do Oscar terá um fato pouco recorrente. A premiação da Academia terá uma mulher concorrendo na categoria Melhor Diretor, tradicionalmente dominada por homens.

Greta Gerwig concorrerá a uma estatueta pela direção em ‘Lady Bird’, que também concorre a Melhor Filme. A indicação corrige uma gafe do Globo de Ouro, que deu dois prêmios para o longa de Greta, mas não a reconheceu como uma das melhores diretoras de 2017, provocando uma série de críticas em Hollywood.

O feito de Gerwig se torna ainda mais importante quando se olha o histórico do Oscar. Ela é apenas a quinta mulher indicada na categoria, juntando-se a Lina Wertmuller, por ‘Seven Beauties’ (1976), Jane Campion, por ‘The Piano‘ (1993), Sofia Coppola, por ‘Lost in Translation’ (2003), e Kathryn Bigelow, por ‘Guerra ao Terror’ (2009). Kathryn foi a única a conseguir ganhar o prêmio e, ainda de quebra, derrotou o ex-marido James Cameron, que concorria por ‘Avatar’.

Greta Gerwig foi indicada ao Oscar

Dois negros indicados a Melhor Ator 

A falta de representatividade da comunidade negra em Hollywood também é um tema recorrente no Oscar. O tema foi fortemente abordado por Chris Rock em 2016, quando ele apresentou a premiação e criticou a Academia pela falta de diversidade.

Este ano, dois negros concorrem ao prêmio de Melhor Ator: Daniel Kaluuya, por ‘Corra!’, e Denzel Washington, por ‘Roman J. Israel, Esq.’ Além disso, Mary J. Blige e Octavia Spencer concorrem na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

Denzel Washington está concorrendo a Melhor Ator

Apenas 16 negros foram premiados nos 90 anos de Oscar. A última foi Viola Davis, vencedora em Melhor Atriz Coadjuvante por ‘Um Limite Entre Nós’ em 2016.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ida de Maju para o Jornal hoje é indício de que ela pode estar a caminho do JN