Futuro

Imagens raras mostram o ‘mais feio do mundo’ vivendo na Indonésia

por: Tuka Pereira

Imagens raras do “porco mais feio do mundo” foram capturadas na Indonésia, oferecendo uma visão para uma espécie pouco conhecida que se acredita estar à beira da extinção.

O porco da espécie Sus verrucosus já poderia ser considerado extinto na natureza, pois seu número tem caído desde o início da década de 1980 devido a caça e perda de habitat florestal, de acordo com o Chester Zoo, com sede no Reino Unido.

Os machos são distinguidos por três grandes pares de verrugas nos rostos que crescem à medida que envelhecem, o que significa que os porcos mais velhos têm as verrugas mais proeminentes.

Para flagrá-los, pesquisadores britânicos e indonésios colocaram câmeras escondidas nas florestas da ilha de Java no Sudeste Asiático. O objetivo era obter um senso mais claro dos níveis populacionais e encontrar formas de impulsionar a conservação da espécie altamente ameaçada.

“Até se temia que todos estivessem extintos até que sua existência fosse confirmada pelas câmeras do zoológico”, informou o zoo ao lançar as imagens.

A pesquisa “poderia eventualmente ser usada para estabelecer novas leis de proteção para as espécies na Indonésia, pois, atualmente, elas são bastante falhas no país asiático”, acrescentou.

Os porcos – que são encontrados apenas em Java – são semelhantes em tamanho aos javalis europeus, mas são mais delgados e têm cabeças mais longas, disse o zoológico.

“Os machos têm três pares de enormes verrugas nos rostos”, disse Johanna Rode-Margono, coordenadora do programa de campo do sudeste do sudeste da Ásia.

“São essas características que os levaram a ser carinhosamente rotulados como” o porco mais feio do mundo “, mas certamente para nós e nossos pesquisadores, eles são bastante bonitos e impressionantes”.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Tuka Pereira
Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O elevador que nos levará até o espaço um dia ainda pode se tornar realidade