Inspiração

O pássaro mais velho do mundo a botar um ovo tem 67 anos e se chama ‘Sabedoria’

por: Redação Hypeness

Aos 67 anos, uma albatroz de nome Wisdom (inglês para ‘Sabedoria’) é o pássaro mais velho do mundo a botar um ovo. A ave selvagem vive no Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea, no Havaí e, em sua longa vida, já teve entre 30 e 35 filhotes.

Ela já teve vários companheiros, mas com seu atual, Akeakamai, tem retornado nos últimos anos ao local para chocar um ovo e criar um único filhote.

Pertencente a uma espécie ameaçada de extinção, Wisdom é uma sobrevivente guerreira com uma notável marca de cerca de dois a três milhões de quilômetros percorridos desde 1956 – o equivalente a quatro a seis viagens de ida e volta para a lua.

É sem precedentes que conheçamos um pássaro que sabemos que tem 67 anos e que ainda está reproduzindo”, disse Kate Toniolo, vice-superintendente do Monumento Nacional Marinho.

A história registrada de Wisdom começou em 10 de dezembro de 1956, quando o biólogo Chandler Robbins colocou um rastreador em um albatroz-de-laysan aleatório.

O pássaro não foi visto por outros 46 anos, até ressurgir em 2002, quando Robbins analisou novamente o pássaro. Sua aparente idade avançada e boa saúde lhe renderam o nome de Wisdom.

A ave é interessante porque conseguiu evitar muitos riscos para sua espécie por muito tempo, como ingerir plástico oceânico ou ser pega acidentalmente por um pescador.

Estamos falando de um pássaro que estica o nosso entendimento porque é tão diferente da nossa história de vida e 99% dos animais com os quais interagimos diariamente”, explicou Charles Eldermire, que estuda aves na Universidade Cornell, nos EUA.

“Ela é um pássaro incrivelmente sortudo e sábio”, diz.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela desmente ‘corpos perfeitos’ de perfis do Instagram e tem mais seguidores que a maioria deles