Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
É natural que grandes transformações estruturais em algo tão importante quanto a educação exija muito debate, estudo e intenso trabalho – e, com isso, muito tempo. Por essa mesma importância, porém, a lentidão com que os sistemas educacionais no Brasil se atualizam e se transformam é grave, e as consequências são evidentes. Diante de um mundo em intensa e velocíssima mudança como o atual, é fundamental que o sistema de educação acompanhe tais mudanças.
Trata-se de um paradoxo diante de um dilema importante: manter as escolas como de fato um local de preparação não só para o mercado de trabalho mas para o próprio mundo e sua vivência, como também manter os alunos interessados, frequentando as escolas e desejando se preparar para seus futuros. Se as melhores inovações no mundo buscam melhorar nossas vidas, compreender e atualizar a tarefa das escolas no contemporâneo é, portanto, um primeiro passo para modernizá-las e torná-las adequadas ao mundo de hoje, a fim de construírem um futuro melhor.
Indo muito além de simplesmente incluir computadores e outros gadgets eletrônicos e digitais nas salas de aula, muitos projetos e escolas vêm realmente inovando os recursos e métodos pedagógicos, à própria experiência de se estar em uma escola. Pensar isso na perspectiva de uma país pobre e desigual como o Brasil, é saber que tais revoluções são também sociais e urgentes – os números de evasão escolar por aqui são alarmantes, com cerca de 10% de alunos abandonando o ensino médio, e um em cada quatro alunos do ensino fundamental abandonando os estudos no último ano.
São diversos os métodos de ensino e escolas e universidades específicas que buscam expandir as possibilidades pedagógicas, ampliar o campo de relação com os alunos e, assim, os resultados de suas metodologias.
Uma sala de aula na Escola da Ponte, em Portugal
Uma das mais famosas e reconhecidas escolas inovadoras do mundo é a Escola da Ponte, em Portugal, que trabalha procurando a autonomia, a consciência cívica e o envolvimento dos alunos nas tarefas e até na gestão da escola. Os objetivos da escola podem ser apontados como ensinar a liberdade responsável e a solidariedade – sem turmas, sem salas de aula, sem professores exclusivos, sem inclusive paredes, trabalhando sempre com fontes diversas de pesquisa e conhecimento.
Enquanto a Escola da Ponte é uma das reconhecidas inovadoras escolas do mundo, outros projetos apontam o sem fim de possibilidades que a educação pode assumir. A Escola Flutuante de Makoko, na Nigéria, por exemplo, para atender às populações em áreas alagadas, criou uma escola inteira, com parque infantil, salas de aula e banheiros, sobre barris de plástico, flutuando nas águas.
A Escola Flutuante de Makoko, na Nigéria
Já a AltSchool, nos EUA, se foca principalmente no desenvolvimento das habilidades tecnológicas dos alunos, enquanto a Big Picture Learning, também nos EUA, coloca as paixões criativas singulares de cada estudante à frente do processo de aprendizado, através de mentorias e aulas específicas.
Alunas da AltSchool, nos EUA, com seus computadores
No Peru, a escola Innova divide o tempo de ensino entre a educação tradicional e a educação online – um método barato e bastante eficaz, alcançando proficiência nos exames nacionais de 61%, em oposição à média nacional de 17%.
No Brasil, apesar do atraso nos métodos e projetos de modo geral, os exemplos de renovação não se restringem ao ensino médio e fundamental. É o caso da nova pós-graduação da universidade Unisinos, com base no Rio Grande do Sul mas com diversas sedes e polos pelo Brasil.
Baseado na ideia de “mais que saber como, saber por quê”, essa Nova Pós Unisinos apresenta sua nova estrutura curricular apostando na flexibilidade, na interdisciplinaridade e em um apontamento transdisciplinar, a fim de tirar o aluno da zona de conforto para um ensino mais amplo e criativo, para além da área final de atuação.
Assim, os cursos oferecem real integração entre as escolas, para que a troca de experiências e a própria rede de contato dos alunos possam se expandir, assim como os pontos de vista e ação diante dos temas abordados.
Mais do que se adequarem às suas áreas profissionais, a ideia da Unisinos é que seus alunos possam transformar tais áreas. No curso de Indústria Criativa, por exemplo, algumas disciplinas que fazem parte de diferentes cursos servem como aulas integradoras, que justamente oferecem a ampliação das visões dos alunos, através dessa interligação entre conteúdos diversos de cursos diversos, ao longo de sua trajetória acadêmica.
Já na escola de Gestão e Negócios, é possível escolher disciplinas de outros MBAs para complementar a realização do seu MBA e sua formação. Através de tal expansão, torna-se possível a realização de atividades com alunos de outros cursos, favorecendo a troca de pontos de vistas, vivências, soluções e questionamentos para cada tema.
Claro que, como em todos os exemplos aqui citados, para a manutenção de tais inovações a Unisinos conta com um corpo docente experiente e qualificado, com sólida formação acadêmica. Assim, o projeto da nova Pós Unisinos visa abordar temas contemporâneos, com métodos contemporâneos, com flexibilidade para a conciliação entre estudos e trabalho, a fim de alcançar resultados criativos para altas performances não somente entre alunos, dentro da universidade, mas após a conclusão do curso, na vida profissional e, como não dizer, na vida pessoal.
As escolas e universidades são, afinal, uma espécie de grande preparação e até grande metáfora para como a vida será. Acontece que somos nós, com nossas capacidades, experiências, conhecimentos, talentos, criatividades e técnicas, que criamos isso que será a vida. E é por isso que a inovação da educação acaba sendo uma maneira nova de olhar e, dessa forma, criar o mundo ainda por vir – para que ele seja mais amplo, inclusivo, eficiente, criativo e, por fim, simplesmente melhor.
Publicidade
Se em princípio o desfrute de uma bela paisagem parece prazer impossível para as pessoas com deficiência visual, um...
Respirar fundo, se concentrar, manter o corpo em posições que exigem bastante dos músculos e, ao fim do exercício,...
Unindo pesquisa inovadora por uma empresa inglesa especializada em insetos, mais medicina e design e parceria com...
Ainda que a malária seja uma doença presente no mundo todo, 88% dos casos acontece no continente africano, e 90% dos...
A indústria automobilística, um dos símbolos da revolução industrial, responsável por transformações radicais...
Ligar o celular na tomada pode ser tornar coisa do passado mais cedo do que imaginávamos. É o que conclui um...
Lançado em julho de 2020, o filme Black is King, dirigido e produzido por Beyoncé, tornou-se inspiração para um...
As crianças crescem rápido, às vezes até demais. Em poucos meses, roupas não servem mais, calçados ficam...
The White Helmets ("Os Capacetes Brancos", em tradução livre), são os trabalhadores de resgate voluntário na...