Sustentabilidade

Programa troca lixo reciclável por frutas e verdura em Curitiba

por: Redação Hypeness

Estimular a coleta seletiva do lixo e contribuir com uma alimentação mais saudável para a população: é para isso que serve o programa Câmbio Verde, da Prefeitura de Curitiba, que troca lixo reciclável por frutas e verduras.

De terça a sexta-feira, caminhões rodam 101 pontos de apoio para realizar as trocas. A cada 4 kg de lixo reciclável recolhidos, 1 kg de alimento é entregue. O óleo de cozinha, vegetal ou animal, também faz parte do programa: 2 litros valem 1 quilo de comida.

A ideia surgiu em 1989, quando ainda era batizada de Compra do Lixo. Na época, o lixo orgânico era trocado por vales-transporte para estimular os cuidados com a limpeza urbana.

Era o embrião do Câmbio Verde, que surgiu dois anos depois num formato bem parecido com o atual. O objetivo do programa é atender a população de baixa renda, que recebe até 3,5 salários mínimos por mês, incentivando a separação dos resíduos e contribuindo na busca por mais saúde. Além disso, os pequenos produtores de hortifrútis da região metropolitana também são beneficiados pela compra dos produtos por parte da prefeitura.

O material reciclável recolhido é encaminhado à Usina de Valorização de Rejeitos, onde é separado por tipo e vendido para indústrias que o transforma em matéria-prima e novos produtos.

De acordo com a administração da capital paranaense, aproximadamente 7 mil pessoas são atendidas pelo Câmbio Verde por mês. Em média, são coletadas cerca de 350 toneladas de lixo, trocadas por quase 100 toneladas de alimentos.

Publicidade

Fotos por Jaelson Lucas/SMCS


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ensaio reflete poluição do meio ambiente nos pratos de comida