Debate

Ratinho tomando banho está mesmo se limpando mas provavelmente não está sofrendo

por: Redação Hypeness

Desde o fim de semana a internet tem se debruçado sobre o vídeo do ratinho tomando banho. A gravação despertou curiosidade pelo fato do roedor fazer movimentos semelhantes ao de nós, seres humanos.

Rapidamente, muitas crianças dos anos 1990 lembraram que esse evento já foi até transmitindo na TV aberta.

E outras pessoas defenderam que há animais mais talentosos para serem reverenciados.

Só que a grande questão levantada foi se o ratinho estava mesmo tomando banho. Pior: se aquilo era realmente fofo ou se o animal estava sofrendo, como algumas publicações passaram a defender.

Ratos quando tomam banho costumam se lamber de uma forma semelhante ao gato, pois ambas as espécies se incomodam com o pelo grudado na pele e o cheiro dos produtos que costumam passar neles, por mais que possuam indicações veterinárias.

Outro ponto é que a toxidade dos produtos que possam ter sido jogados neste animal do vídeo provavelmente não lhe causa mal, pois grande parte dos produtos ainda são testados em animais, o que faz com que eles tenham uma resistência muito maior a eles do que nós mesmos.

Quem observa tudo isso são os biólogos Pirula e Emilio, do canal Bláblálogia. Um deles, o Pirula, tem doutorado em Zoologia e já teve um rato de estimação.

O site BuzzFeed conversou com o veterinário Gustavo Calasans Marques, que é especialista em animais selvagens. Ele disse que é provável que o roedor não seja um rato, mas que também é difícil cravar que seja um Tenrec, como alguns afirmam.

“Dizer que é um Tenrec é muito difícil, até porque são animais da Ilha de Madagascar, um animal que os veterinários do Brasil provavelmente nunca viram, ainda mais leigos. É difícil afirmar, a não ser por pessoas que já tiveram contato com o animal ou estudiosos da área”, disse ele.

O Tenrec

Além disso, Gustavo não acredita que ele estava sofrendo. “Esses movimentos do vídeo são normais, mesmo. É comum ver roedores se limpando daquela forma. Provavelmente aquele animal é de estimação e o dono acostumou ele a tomar banho com sabão, porque ele parece estar bem calmo e aceitando bem a situação”, afirmou.

E parece que não estava mesmo. Em entrevista ao The Mirror, o DJ José Correa, da cidade peruana de Huaraz, assumiu que foi o responsável pela gravação do vídeo e explicou que o animal ficou em sua pia se limpando sozinho por cerca de 30 segundos e depois foi embora.

“Lá no Peru eles tem algumas especies de cutia – do mesmo grupo do porquinho-da-índia, também nativos dos Andes – que são roedores de rabo curtinho, pés maiores, bigodão e olhinho miúdo, que encaixam muito melhor com esse bicho”, esclareceu Gustavo.

Cutia é um roedor comum na América do Sul

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Monica Iozzi diz que irmã contraiu coronavírus e critica postura da empresa: ‘Ganância’