Inovação

Startup utiliza técnica egípcia para criar sistema autônomo de irrigação doméstica

por: Redação Hypeness

Você já foi viajar ou passou muito tempo fora de casa e, quando voltou, encontrou algumas de suas plantinhas sofrendo por falta d’água, ou até mortas? Uma inovação de uma startup egípcia, inspirada no conhecimento milenar da região, pode ser a solução ideal para esses casos.

Trata-se da Clayola, um conjunto de vasinhos feitos de barro, que, por serem porosos, liberam a água lentamente na terra, permitindo uma hidratação contínua das raízes.

Para isso, basta conecta-los a uma fonte de água e deixar que a gravidade faça o trabalho de levar o líquido de um lugar para o outro. De acordo com os inventores da Clayola, um galão de 20 litros de água pode regar 6 plantas por um mês.

Conforme a planta faz a fotossíntese e libera a evaporação pelas folhas, as raízes retiram água do solo, deixando-o mais seco. Assim, o sistema faz com que um pouco mais de água seja liberado na terra. Dessa forma, a quantidade de água disponibilizada é a ideal, 80% mais eficiente que na rega ou irrigação tradicionais.

A Clayola é vendida por 50 dólares na Amazon, mas, infelizmente, a entrega para o Brasil não está sendo realizada no momento.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Clayola


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Google mira 100% de uso de energia limpa até 2030 em movimento sustentável