Decoração

Universidade dos EUA libera download de 10 mil pôsteres vintage de cinema

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Graças ao trabalho de grandes gênios do design que peças promocionais e outros materiais que no passado tinham função somente informativa – como cartazes, capas de disco, publicidades e tanto mais – tornaram-se não só parte complementar de outras obras como elas próprias também foram transformadas em obras de arte autônomas.

Assim, da mesma forma que não há amante de música que não aprecie uma bela capa de disco, todo cinéfilo que se preze possui especial apreço por cartazes de cinema. Se você é um desses, provavelmente você também concorda que os cartazes antigos eram especialmente belos – e, assim, o acervo do Harry Ramson Center, na Universidade do Texas, é o seu eldorado.

São mais de 10 mil cartazes antigos, que não só estão sendo digitalizados, como disponibilizados para download. Começando desde os anos 1920, em tamanhos e cores diversas, a maior parte do acervo veio de uma rede de cinemas que alimentava todo o circuito cinematográfico do estado do Texas, nos EUA. Com especial destaque para os filmes das décadas de 1950 e 1960 – época em que os cartazes realmente eram obras de arte por si -, a coleção também traz joias do cinema B e underground.

Por enquanto cerca de 4000 pôsteres já foram digitalizados, e 500 estão disponíveis para download. A conclusão do processo ainda vai levar um tempo, pois os cartazes são individualmente preparados, fotografados e incluídos no banco de dados da universidade. O prazo para conclusão está estabelecido para 2019.

Até lá, contudo, os cinéfilos de plantão podem baixar, apreciar e até imprimir as artes que já estão disponíveis, e aproveitar para não só lembrar de grandes filmes como conhecer novos títulos, e se deixarem ser seduzidos a assistirem um filme através da beleza de seu cartaz – é essa, afinal, a função fundamental dessa forma de arte.

Publicidade Anuncie

© fotos: acervo/Harry Ramson Center


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em 3 anos ela transformou um antigo ônibus de linha num incrível apartamento