Tecnologia

Vírus encontrado no Android lê conversas do WhatsApp e grava imagens e áudio do usuário

por: Redação Hypeness

Um vírus poderosíssimo foi descoberto pelos pesquisadores de segurança do Kaspersky. Ele ataca smartphones do sistema Android e consegue acessar atividades realizadas dentro do WhatsApp, além de ser capaz de ativar recursos do aparelho, como o microfone, para espionar o ambiente em que o usuário se encontra.

Chamado Skygofree, o recurso é bastante sofisticado e consegue detectar a localização exata do dispositivo, conectando-o a uma rede Wi-Fi controlada por hackers. A ameaça pode até mesmo acessar a câmera frontal do smartphone para fotografar o rosto de quem estiver utilizando o aparelho.

Ameaça afeta smartphones com sistema Android

Uma vez dentro do celular, o Skygofree tem acesso a todas as conversas do WhatsApp, Viber, Facebook Messenger e Skype, mesmo que elas sejam criptografadas. A praga utiliza uma brecha nos serviços de acessibilidade do Android para ter acesso a esse conteúdo.

WhatsApp é o aplicativo mais afetado pelo vírus

O malware foi identificado no fim de 2017, mas está em funcionamento, pelo menos, desde 2014. Ele infecta dispositivos a partir da instalação de aplicativos falsos que prometem melhorar o desempenho de navegação. Até o momento, o Skygofree não foi encontrado dentro de apps que sejam vendidos pela Google Play Store, o que atesta o serviço como o mais seguro para realizar downloads de novos recursos.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudantes brasileiros criam rede social para aprender biologia