Seleção Hypeness

6 inovações que o SXSW trouxe antes que elas fossem parte do nosso dia a dia

por: Gabriela Alberti

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

Se você é leitor assíduo do Hypeness, muito provavelmente já viu por aí algumas das nossas matérias falando do South by Southwest. Também conhecido como SXSW, o festival, que acontece desde 1987 em Austin, no Texas, é focado em música, cinema, criatividade e inovação, e costuma adiantar tendências que veremos por aí nos próximos meses.

Este ano, o festival chega à sua 31ª edição, e acontece na capital texana entre os dias 09 e 18 de março. Durante esse período, Austin é invadida por pessoas do mundo inteiro, sedentas por adquirir conhecimento e descobrir novas bandas e tecnologias, entre muitas outras novidades que o South By – para os íntimos – traz.

E muita gente não sabe, mas algumas das redes sociais que estouraram nos últimos anos foram lançadas no festival, assim como diversos aplicativos e produtos cheios de tecnologia. Abaixo, fizemos uma lista com algumas dessas curiosidades, confira:

Michelle Obama no SXSW 2016. Créditos: Stacy-Ann Ellis

1. Twitter

Presente no SXSW de 2007, a rede social foi, na verdade, lançada 9 meses antes do evento. Porém, foi após a sua estreia no festival que a plataforma de microblog realmente estourou. Através de uma ativação especial, seus tweets apareciam em telões espalhados pelo ponto de encontro oficial, exibindo o status das pessoas presentes no local.

Créditos: web-strategist.com

2. Foursquare

O serviço baseado em geolocalização foi lançado no South By de 2009, tendo conseguido sua primeira rodada de investimentos 6 meses após a participação no festival. “Não tínhamos certeza se as pessoas iriam aplaudir ou iriam rir de nós, mas parece que todos em Austin realmente gostaram”, disse o co-fundador Naveen Selvadurai.

Naveen Selvadurai e Dennis Crowley‎, os fundadores do Foursquare, durante o festival de 2009. Créditos: https://www.flickr.com/photos/finitor

3. GameSalad

A empresa de desenvolvimento de jogos foi lançada no mesmo ano do Foursquare, e se tornou uma das maiores ferramentas de criação de jogos grátis de todo o mundo, onde o usuário pode desenvolver jogos para smartphones mesmo sem saber programar. Em 2013, de cada 100 jogos baixados na Apple Store, 60 eram da GameSalad.

4. Commuter Trucker Jacket with Jacquard

A Jacquard, lançada no festival do ano passado, é uma jaqueta inteligente do Google. Desenvolvida em parceria com a Levi’s, é confeccionada com um tecido especial na manga esquerda que, por ser sensível ao toque, permite que o usuário controle algumas atividades do seu smartphone, como atender ligações, pausar a música que está ouvindo ou até mesmo ler mensagens.

5. Waymo (Carro Autônomo do Google)

Quando foi apresentado no SXSW, em 2016, o Waymo ainda não tinha esse nome, era somente o “Google Self-Driving Car Project” (Projeto de Carro Autônomo do Google). Apesar de ser um projeto de 2012, foi apenas há dois anos que ele foi exposto ao público, através de uma palestra de Chris Urmson, engenheiro responsável pelo projeto inovador.

6. Foodspotting

O aplicativo, lançado no SX de 2009, funciona como uma espécie de guia visual e colaborativo de bares e restaurantes. Ao invés de avaliações, como acontece no TripAdvisor, a ideia do Foodspotting é que fotos tiradas por clientes ajudem os usuários a escolherem sua próxima refeição. Aqui no Brasil não pegou muito, mas lá fora bombou. O app foi vendido em 2013 para o Open Table por 10 milhões de dólares.


Entre a invenção da roda e o lançamento da primeira nave espacial, uma coisa continua a mesma: a vontade humana de se recriar e ser impulsionada adiante.

Assim é o SXSW 2018. E esse é o DNA Hypeness.

O futuro é mais rápido, desafiador e inspirador do que se poderia imaginar. E é por isso que nossa passagem por Austin, para ver o SXSW de pertinho, tem um só objetivo: trazer para você hoje o que pode mudar o mundo amanhã.

Bora descobrir qual será a próxima grande ideia?

Nossa cobertura é um oferecimento Tinder.

Publicidade Anuncie


Gabriela Alberti
Aquariana, curitibana, canhota e (só um pouco) teimosa. Curiosa desde o berço, tô sempre em busca de novidades, da senha do wi-fi, de novas séries para virar o fim de semana e de passagens promocionais para, quem sabe um dia, dar a volta ao mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Este app de realidade virtual permite que você veja um gato por dentro