Tecnologia

60 mil estruturas maias são descobertas escondidas na floresta da Guatemala

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O império maia pode ter sido ainda maior do que se pensava até então. É o que revela um estudo realizado na Guatemala nos últimos dois anos, que acaba de revelar mais de 60 mil estruturas maias escondidas em meio à floresta.

A pesquisa foi realizada pela Fundação Patrimônio Cultural e Natural Maya (PACUNAM), que analisou nove sítios arqueológicos do país e seus arredores. Através do uso da tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging), o estudo utilizou sensores para escanear uma área de 2.100 km² próxima à fronteira com o México e Belize, segundo relata o jornal O Globo.

No local, foram descobertos centros urbanos e cerimoniais, fortes e canais de irrigação. A estrutura mais impressionante, no entanto, diz respeito a uma pirâmide de 30 metros, onde antes acreditava-se que existia um morro natural em Tikal. No mesmo local foi encontrada uma muralha de 14 km. Com as novas descobertas, os pesquisadores estimam que a população da área possa ter alcançado o número de 10 a 15 milhões de pessoas.

O canal de televisão National Geographic acompanhou a pesquisa e irá estrear o documentário Os Tesouros Perdidos dos Maias sobre as como a tecnologia tem acelerado este tipo de descobertas. A produção vai ao ar no dia 17 de fevereiro, às 21h.

Publicidade Anuncie

Fotos 1 e 2: Wild Blue Media/National Geographic; Foto 3: Reprodução Facebook/Pacunam


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Não é magia, é tecnologia: bola de cristal promete acabar de vez com a insônia