Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Michele Alves tem 23 anos e se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), apenas 11 anos após chegar na capital paulista vinda de Macaúbas, no interior da Bahia.
Ela, que é filha de empregada doméstica, estudou como bolsista por cinco anos na faculdade, que está longe de ter preço acessível, e se localiza no bairro de Perdizes, zona oeste paulistana.
A cerimônia de formatura aconteceu na última quinta-feira (15). Em seu discurso, ela fez questão de relembrar a todos o quanto foi alvo de preconceito social durante os anos em que esteve no curso, tanto por parte de alunos, quanto – e até mesmo – por parte dos professores.
Ela também homenageou e reverenciou todos os que demoravam mais de 3 horas para chegar na instituição, que fica afastada dos bairros periféricos. Os colegas, segundo ela, resistiram à falta de inglês fluente, roupas sociais e linguajar rebuscado.
Michele Alves se formou em Direito na PUC-SP
Michele foi atingida pelo preconceito logo no terceiro dia de aula. Na ocasião, uma professora disse aos alunos que “não estudem Direito Civil por sinopse, porque até a filha da minha empregada que faz Direito na ‘Uniesquina’ estuda Direito por sinopse“. Ao ouvir isso, ela chegou a pensar em desistir, mas logo sua mãe, que trabalha como doméstica, a fez seguir em frente.
“Resistimos também à falta de apoio financeiro e educacional da Fundação São Paulo, aos discursos da vitimização das minorias e à suposta autonomia do indivíduo na construção do seu próprio futuro. Resistimos também aos insultos feitos a nossa classe, aos desabafos dos colegas sobre suas empregadas domésticas e seus porteiros. Mal sabiam que esses profissionais eram na verdade nossos pais“, lembrou ela.
Michele e a mãe
Michele seguiu: “Me dedico à resistência daqueles que cresceram sem privilégios, sem conforto e sem garantia de um futuro promissor, daqueles que foram silenciados na universidade quando pediram voz e que carregaram, desde cedo, o fardo do não pertencimento às classes dominantes”.
Hoje, a jovem de 23 anos concluiu o curso, conquistou o diploma e passou no concurso da OAB, o que lhe deu a chance de trabalhar em um escritório de advocacia. Ouça abaixo o discurso completo dela:
Publicidade
A liberdade é de fato um sentimento comovente, e foi isso que levou o rapper Jay-Z às lágrimas quando viu um dilema...
Para deficientes visuais um simples e lúdico jogo de cartas é uma diversão impossível – tratam-se, afinal, de...
O oncologista Drauzio Varella está sob ataque desde que crimes praticados por uma detenta transexual entrevistada por...
Muitas meninas ainda sonham com uma incrível festa de 15 anos, com tudo o que merecem: um grande bolo, vestidos...
Lauren tem 21 anos, muita personalidade e apenas um braço. O outro foi perdido em um acidente de motocicleta há cerca...
A nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi finalmente anunciada pelo COI: as Olimpíadas que aconteceriam entre os...
O e-commerce surgiu para revolucionar nossas vidas. Hoje, podemos comprar tudo pela internet, sem precisar sair de...
Já imaginou otimizar processos domésticos através de um simples comando de voz ou pela tela do seu celular? Esse...
O cineasta norte-americano Wes Anderson, conhecido por filmes lúdicos, delicados e com trilhas sonoras incríveis como...