Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A World Press Photo, associação sem fins lucrativos que anualmente premeia fotógrafos de todo o mundo em diversas categorias, anunciou a coleção das nomeadas de 2018. O concurso é um dos mais prestigiados do jornalismo fotográfico no mundo. Ao todo, são 47 indicados para a 61ª edição do prêmio que acontece em 12 de abril, em Amsterdam.
O jovem José Víctor Salazar Balza, 28 anos, corre em chamas durante confrontos violentos com a polícia num protesto contra o presidente Nicolás Maduro em Caracas, Venezuela. Foto indicada nas categorias ‘Foto do Ano’ e ‘Temas da atualidade’, feita pelo fotógrafo Romaldo Schemidt, da agência France Presse (AFP).
As categorias são: Questões Atuais, Meio Ambiente, Notícias Gerais, Projetos de longo prazo, Natureza, Pessoas, Esportes e Notícias Locais. Ao todo, 4.500 fotógrafos enviaram mais de 77 mil imagens fruto de trabalhos fotojornalísticos.
O júri avalia as fotografias com base em três perguntas: o que a imagem conta sobre o evento, qual a força emocional que transmite e como ela se compara com as outras imagens, tanto do passado quanto as atuais. Assim, as vencedoras estão sempre ligadas a assuntos marcantes da atualidade.
Junto com a imagem acima, de Romaldo Schemidt, confira as outras cinco imagens indicadas ao prêmio de Fotografia do Ano:
Corpos de refugiados Rohingya cobertos no chão, mortos após o barco que levava cerca de 100 pessoas de Myanmar para Bangladesh, em 28 de setembro de 2017. Apenas 17 pessoas sobreviveram. Foto feita por feita pelo fotógrafo Patrick Brown, da Panos Pictures para a Unicef, indicada nas categorias “Foto do Ano” e “Notícias Gerais”.
A jovem Aisha, de 14 anos, foi sequestrada pelo grupo terrorista Boko Haram e forçada a participar de uma missão suicida. Ela conseguiu ajuda e evitou sua morte e a explosão das bombas. Imagem tirada pelo fotógrafo australiano Adam Ferguson para o New York Times, em Maiduguri, na Nigéria, e indicada na categoria “Foto do Ano”.
Criança é levada da última área controlada pelo Estado islâmico na Cidade Velha de Mosul por um homem suspeito de ser militante, atendido por soldados das Forças Especiais do Iraque. Foto indicada na categoria “Foto do Ano”, feita pelo fotógrafo Ivor Prickett.
Mulher ajuda uma das vítimas do atropelamento na ponte de Westminster, em Londres. Foto indicada nas categorias “Foto do Ano” e “Temas atuais”, feita pelo fotógrafo Toby Melvill, da agência Reuters.
Civis que permaneceram em Mosul durante a batalha para recuperar a cidade do Estado islâmico aguardam para receber ajuda no bairro de Mamun, no Iraque.
Publicidade
Já estão abertas as inscrições para o Sony World Photography Awards, o maior programa de premiação de fotografia...
O fotógrafo René Koster baseado na Holanda gosta de viajar. E claro, registrar as aventuras que faz mundo afora. Um...
Você sabe como funciona uma fábrica que produz componentes usados nos iPhones? Provavelmente não, até porque é uma...
Já imaginou um lugar em que a mulher ocupe o principal espaço na sociedade e os homens precisem até mesmo pedir...
Fascinada por diferentes culturas desde a infância, a fotógrafa Biljana Jurukovski gosta de tirar retratos de...
O jornalista brasileiro @kleyson criou o projeto #grifeinumlivro no Instagram, onde as pessoas grifam alguma frase...
A sudoeste da costa portuguesa, em pleno Oceano Atlântico, está o arquipélago da Madeira, pertencente a Portugal. De...
Se a natureza é o verdadeiro grande espetáculo da Terra, nada mais justo do que mirarmos as lentes de nossas câmeras...
Você já levou um choque? Agora imagine se tivesse um fotógrafo na sua frente, registrando a sua reação no momento....