Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um encontro de cervejarias artesanais, shows e DJs, programação para crianças e comidinhas deliciosas. O lugar que é em geral frequentado por usuários de crack e moradores de rua é ocupado anualmente com uma ação que integra toda a população. Ao final da Rua Lopes Chaves, entre Barra Funda e Santa Cecília, o beco sem saída ganha cor e som há bons 4 anos.
A rua sem saída ganha cor com ocupação cultural
Sempre feito pelos cervejeiros e agentes culturais da região, em parceria com os moradores de rua, o evento que começou como BecoBeerFestival e, em 2017, Babylon By Beco, ganhou neste ano a parceria do Subcentro, projeto que pretende transformar a região entre Barra Funda e Campos Elísios com ações culturais que incluam os artistas, comerciantes e moradores – das casas e das ruas. “A gente trabalha com redução de danos, então a gente chama os moradores de rua para trabalharem no evento e a ideia é que, quando a região for valorizada, que eles sejam contratados pelos comerciantes e não expulsos do bairro“, explica Caru Albuquerque, do Subcentro.
O evento ganhou estrutura e manteve o ideal social das últimas edições
Pelo 4º ano seguido, cervejarias da região se reúnem no beco
Cervejarias como a Van Der Ale, que participa ativamente desde a primeira edição, a Sailor’s Ruin, Cervejaria Central, o Deep Bar e outras tantas participam com suas criações, enquanto o Aparelha Luiza chega com as delícias nordestinas do Di Cumê da Ciça. As galerias Galeria CRUA, Quimera Atelier e 6emeia também entram na estrutura, e os DJs do Boteco Pratododia, Clube V.U., Rap Hour Crew, Selectora Cecyza e Novset João Paulo Gonçalves garantem o som.
A Van Der Ale participa mais uma vez do evento com suas criações
Di Cumê di Ciça sempre com delicias nordestinas
Uma das partes mais fofas do evento era a ação das atrizes e arte educadoras do Funil Arteiro, espaço que fica bem na entrada do beco e interage o ano todo a região. “Logo quando começamos a montar o teatro, aconteceu a primeira edição deste evento. Como aqui ficava vazio durante o dia, passamos a investir em atividades que têm tudo a ver com o bairro: arte urbana, street dance, grafite, stencil, além do livre brincar. A Barra Funda não tem muitas praças e espaço para crianças, então trouxemos esse conceito“, conta Tereza Cecília, fundadora do Teatro do Funil.
O Funil oferece atividades diariamente e, na ocupação, foi palco do momento mais fofo do dia: uma oficina de arte urbana para os pequenos. O arte-educador e grafiteiro Marcio Sick recheou ovos com tinta e as crianças pintaram uma parede inteira com diversas cores. Cada ovo atirado era uma alegria sem fim – nem os pais se seguraram e jogaram uns ovinhos por lá.
Crianças participam de oficina lúdica com tinta em ovos
Novidade neste ano, rolou um abaixo assinado para a construção de um ecoponto no beco, fortalecendo também as atividades dos moradores da região. Doações de roupas e produtos de limpeza também ganharam espaço na ocupação. A partir de agora o Subcentro segue com as ações sociais de empoderamento e os agentes culturais fomentando atividades neste limite do centro de São Paulo. A nós fica a deixa para conhecer mais e melhor a região e a torcida para que mais e mais ocupações tomem conta das ruas.
Doações para a comunidade do bairro
Publicidade
A quinta edição do Wired Festival Brasil reuniu, em apenas um dia de evento, um mix das principais pautas debatidas...
Antes de entrar na palestra “Hack The Brain: The Power of Neuroenhancement”, aqui no SXSW, não tinha realizado...
Na última sexta-feira, a noite paulistana tomou um banho de atitude e rock and roll no Invasão True Rock, que agitou...
O que é belo nos chama a atenção em todos os momentos da vida. Seja vendo algo lindo na rua, em nossa casa, ao ver...
O pesquisador, sociólogo e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos...
No último 4 de novembro de 2017, um tapete vermelho em forma de coração foi aberto sob a luz do luar numa praça em...
Seguindo a premissa de que “mutação é a chave da nossa evolução”, os X-Men revolucionaram o mundo das HQs por...
O mundo da tecnologia não para, e a gente aproveita para curtir o que ela tem para nos oferecer. Como os gadgets...
De Nova York para São Paulo, mais de 80 peças de Jean Michel Basquiat desembarcaram no Centro Cultural Banco do...