Diversidade

Beijo entre namorados em Olimpíada de Inverno ganha o mundo e se torna marco histórico

20 • 02 • 2018 às 12:36 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Foi apenas um gesto despretensioso de amor, mas acabou se tornando um marco histórico nos Jogos Olímpicos de Inverno. O beijo entre o esquiador Gus Kenworthy e seu namorado, Matthew Wilkas, pegou de surpresa os canais de televisão que estavam acompanhando a competição, que, involuntariamente, acabaram transmitindo a cena para o mundo.

Kenworthy teve um desempenho irregular nas três descidas da final, ficando fora do pódio e sem nenhuma medalha olímpica. Ele foi buscar consolo com o namorado e, sem querer, os dois fizeram história.

Em entrevista à revista Time, Wilkas afirmou que percebeu, sim, que provavelmente acabara de fazer parte de um momento emblemático. “É incomum, certo? É bom que seja televisionado porque normaliza mais. Eu imagino que esse momento pode ser muito significativo para um jovem gay: ver um atleta famoso, tão aberto e orgulhoso de si mesmo, sem se importar com o que pensam sobre a sua sexualidade”, disse ele.

Kenworthy sempre falou abertamente sobre sua sexualidade e se considera um ativista LGBT. Em seu Instagram, ele celebrou a repercussão do ocorrido. “Não sabia que estava sendo filmado, mas eu fiquei tão feliz que isso aconteceu. O eu da minha infância nunca teria sonhado em ver um beijo gay na TV nas Olimpíadas, mas pela primeira vez, uma criança pode assistir a essa demonstração de amor. O amor é amor”, afirmou.

Gus “saiu do armário” há três anos. Em entrevista recente à NBC, ele falou sobre como a decisão o ajudou a rever sua visão sobre diversidade.

“Eu acho que a única maneira de mudar as percepções, quebrar a homofobia, quebrar as barreiras é através da representação. Isso definitivamente não é algo que eu tive quando criança. Eu definitivamente não vi um atleta gay nas Olimpíadas beijando seu namorado e acho que, se eu tivesse visto, seria muito mais fácil para mim. Então espero que eu tenha feito isso para outras pessoas”, desejou.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness