Diversidade

Beijo entre namorados em Olimpíada de Inverno ganha o mundo e se torna marco histórico

por: Redação Hypeness

Foi apenas um gesto despretensioso de amor, mas acabou se tornando um marco histórico nos Jogos Olímpicos de Inverno. O beijo entre o esquiador Gus Kenworthy e seu namorado, Matthew Wilkas, pegou de surpresa os canais de televisão que estavam acompanhando a competição, que, involuntariamente, acabaram transmitindo a cena para o mundo.

Kenworthy teve um desempenho irregular nas três descidas da final, ficando fora do pódio e sem nenhuma medalha olímpica. Ele foi buscar consolo com o namorado e, sem querer, os dois fizeram história.

Em entrevista à revista Time, Wilkas afirmou que percebeu, sim, que provavelmente acabara de fazer parte de um momento emblemático. “É incomum, certo? É bom que seja televisionado porque normaliza mais. Eu imagino que esse momento pode ser muito significativo para um jovem gay: ver um atleta famoso, tão aberto e orgulhoso de si mesmo, sem se importar com o que pensam sobre a sua sexualidade”, disse ele.

Kenworthy sempre falou abertamente sobre sua sexualidade e se considera um ativista LGBT. Em seu Instagram, ele celebrou a repercussão do ocorrido. “Não sabia que estava sendo filmado, mas eu fiquei tão feliz que isso aconteceu. O eu da minha infância nunca teria sonhado em ver um beijo gay na TV nas Olimpíadas, mas pela primeira vez, uma criança pode assistir a essa demonstração de amor. O amor é amor”, afirmou.

Gus “saiu do armário” há três anos. Em entrevista recente à NBC, ele falou sobre como a decisão o ajudou a rever sua visão sobre diversidade.

“Eu acho que a única maneira de mudar as percepções, quebrar a homofobia, quebrar as barreiras é através da representação. Isso definitivamente não é algo que eu tive quando criança. Eu definitivamente não vi um atleta gay nas Olimpíadas beijando seu namorado e acho que, se eu tivesse visto, seria muito mais fácil para mim. Então espero que eu tenha feito isso para outras pessoas”, desejou.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela foi a primeira diretora transexual em cartaz no Theatro Municipal