Inovação

‘Black Mirror’ do dia: Google chinês é capaz de clonar vozes em segundos

por: Redação Hypeness

A velocidade com que as novidades tecnológicas surgem e transformam nosso cotidiano faz com que todo dia um novo fato faça da vida real um episódio de Black Mirror. A maluquice mais recente veio de onde a maioria dos últimos grandes avanços vem vindo: da China. A plataforma de busca mais popular por lá, o Baidu (espécie de Google chinês) publicou seu mais novo e incrível desenvolvimento em inteligência artificial: um programa capaz de clonar vozes a partir de um trecho curto de áudio, como também de transformar vozes em outro gênero ou mesmo em outro sotaque.

Sede do Baidu, na China

No passado, outros programas eram capazes de clonar vozes, mas partindo de gravações longas das vozes originais, com 20 a 30 minutos de duração. A novidade do Baidu parte de poucos segundo de áudio para criar sua clonagem – e suas aplicações, como a maioria dos avanços tecnológicos, podem ser nobres ou terríveis.

Por um lado, torna-se possível utilizar a própria voz para, por exemplo, acalantar um filho ou filha que estejam longe, ou usar a voz original de alguém que perdeu a capacidade de falar como voz de um comunicador. Assistentes digitais, a partir de tais tecnologias, poderão soar mais naturais e agradáveis.

Por outro lado, contudo, uma série de fraudes poderão ser criadas – especialmente se pensarmos na combinação de tal tecnologia com outras, capazes de inserir à perfeição pessoas e rostos em outros cenários ou corpos em vídeo, assim como simular movimentos labiais de fala. Tais falsificações em vídeo, somadas ao perfeito tom de voz, por exemplo, de um político, poderão se tornar uma incansável e imbatível máquina de notícias falsas. Abaixo, um vídeo incrível, demonstrando um Obama “sintético” – criado em vídeo por inteligência artificial.

Ouça exemplos das vozes clonadas pelo Baidu.

A cada novo e incrível avanço, o medo de seu uso vir para o mal se torna inevitável – assim caminha a humanidade.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Levi’s aposta em maconha para produzir sua nova linha de roupas sustentáveis