Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Já reparou em quanto lixo nós geramos apenas nos dias de Carnaval? São milhares de copos descartáveis, canudinhos, fantasias que nunca mais serão usadas e muito glitter. Tudo isso vai poluir nossas cidades depois que a festa termina. A estimativa é de que, no ano passado, o Carnaval carioca tenha gerado 700 toneladas de lixo. Se esses dados dizem respeito apenas ao Rio de Janeiro, já dá para imaginar que o cenário no restante do Brasil não é muito melhor.
Mas como curtir o Carnaval de maneira mais sustentável sem deixar a diversão de lado? Não tem segredo nenhum e, ao mesmo tempo, tem muitas formas de fazer isso. Nós compartilhamos algumas delas com vocês aqui!
Se você é do tipo que tem um monte de roupas guardadas que não sabe mais nem para que servem, a dica é reinventá-las e criar sua própria fantasia de upcycling misturando peças e acessórios – ou resgatando aquelas fantasias de outros carnavais.
Tudo bem que você pode fazer questão de comprar aquela roupa novinha para divar total. Nesse caso, a dica é investir em marcas sustentáveis, como a Joaquina Brasil, que criou uma coleção carnavalesca toda feita com tecidos que iriam para o lixo. Para os acessórios, a dica é a maravilhosa Ecool, uma marca ecológica que resgata brinquedos e objetos que seriam descartados e os transforma em peças únicas. Quando chegar do bloquinho ou da balada, é só lavar a peça e deixar secar para ela estar pronta para ser reutilizada – rola até mesmo trocar com os amigos para mudar de visual nos diferentes dias da festa!
Todo mundo curte se besuntar de glitter durante a folia, mas pouca gente pensa no impacto deste comportamento. Aquele brilho todo é gerado por micro partículas de plástico que não é reciclável. Acredita-se que estes micro plásticos sejam responsável por 85% de todo o plástico que está poluindo nossos oceanos. Dá para entender o problemão que temos aí?
Ok, agora a boa notícia: dá para fazer glitter em casa e sair brilhando lindamente durante o Carnaval! \o/ Espia só essa receita aqui. Quem não tem paciência para essas coisas, mas não quer perder a chance de eco-arrasar, pode comprar de marcas que produzem purpurina biodegradável, que é a maior tendência nesse Carnaval. Confere só algumas das marcas que oferecem o produto: Pura Bioglitter, Shock, Brilhow e Glitra.
A cada bebida, um novo copo descartável para desfilar com muito lixo na passarela. Que tal mudar isso levando o seu próprio copinho para a festa? Dá para pegar algum copo normal que você tenha em casa, mas o melhor é usar copos de material não cortante, como os do Meu Copo Eco (que já é parceira de diversos eventos) ou o copinho de silicone da Menos 1 Lixo.
Na hora de beber, escolha bebidas vendidas na lata. Por ser altamente reciclável, a embalagem é mais sustentável do que garrafinhas de vidro ou de plástico, por exemplo. Recentemente nós até falamos aqui sobre o movimento Vá De Lata, que busca justamente conscientizar sobre essa questão. A reciclagem de latas de alumínio ainda gera renda para mais de 800 mil catadores no Brasil. Ou seja, todo mundo sai ganhando.
Essa semana mesmo nós comentamos sobre o grande passo dado pela Califórnia, que pretende banir o uso de canudos plásticos descartáveis. O problema é o mesmo do glitter: o plástico do canudinho fica aí no mundo, poluindo os oceanos e causando muitos danos ao meio ambiente. O bom é que ele é completamente evitável. Basta recusar o canudo com sua bebida e você já faz um bem para o planeta! Simples, não?
Quem faz questão do canudinho – que pode ser necessário na hora de uma boa água de coco – ainda encontra diversas opções de canudos reutilizáveis de inox, bambu ou vidro à venda, como esse aí da foto à seguir.
Em primeiro lugar, vamos lembrar que o melhor é SEMPRE ir a pé, usar transporte público ou ir de bike, ok? Apesar disso, a gente sabe que sustentabilidade precisa ser adaptada à realidade de cada um – e usar transporte público ou caminhar à noite nem sempre é seguro (geralmente não é!), assim como não é seguro andar de bike depois de beber.
Então, se não rolar nenhuma dessas duas opções, chama os amigos e divide um Uber/Cabify/Táxi para ir pro bloquinho. Juntos no mesmo veículo, vocês geram menos emissões de CO² e ainda economizam durante o trajeto.
Depois de tudo isso, o mínimo que a gente espera é que você já faça a sua parte colocando o lixo no lugar certo, mas é sempre bom lembrar. Nada de jogar o lixo no chão durante a folia, viu? As lixeiras estão aí para isso!
Tinder e Hypeness no Carnaval de Salvador dá match! Por isso, unimos forças para dividir com você a magia da festa mais querida do Brasil e para acompanhar de perto a folia de um dos carnavais mais tradicionais do país: o Carnaval de Salvador!
Vem com a gente se jogar no calor desse fervo. Vem pra essa festa crocante e cremosa, repleta de ‘matchs’, brilho e malemolência. Se liga no consentimento, respeita as manas, as minas e as monas que não tem erro. Vuco-vuco é bom e todo mundo gosta. ? Partiu?! \o/
Publicidade
No meio de uma semana cansativa de trabalho, você já começa a planejar mil e uma maneiras de se divertir. Para sair...
Morar numa cidade grande traz um certo cansaço às vezes, mas que tal renovar suas energias observando São Paulo por...
Enquanto uns torcem o nariz, outros não vivem sem ela. O fato é que ao longo dos anos tem se propagado a ideia de que...
De formas dobradas a instalações gigantescas, a arte em papel é milenar, mas continua a inspirar os artistas até...
A gente sabe que São Paulo ainda mantém dentro de si uma parte preciosa da Mata Atlântica, mas parece que no dia a...
Até pouco tempo atrás era comum pensar o mundo das grandes invenções, da superação e das conquistas humanas como...
O ano de 1966 foi o princípio de um sonho e o início de um pesadelo. Há exatos 50 anos o movimento hippie ganhava...
Embora tenha boas opções de centros culturais mantidos pela Prefeitura e pelo Governo, São Paulo tem reunido um...
No Brasil, o ano só começa mesmo depois do Carnaval, ou seja, o mês de janeiro só serve como um “esquenta” para...