Inovação

Castelinho da Rua Apa vai abrigar escola gratuita de formação política para jovens da periferia

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

Abandonado por quase quatro décadas, o Castelinho da rua Apa, no centro de São Paulo, foi restaurado e será a partir de março a sede para a Escola Comum – uma escola que tem como objetivo a formação de novas lideranças políticas entre os jovens. O diferencial da escola é ter o enfoque voltado para os jovens vindos das periferias e, diferentemente de outras escolas do tipo, de ser totalmente gratuita, e oferecer almoço e vale transporte.


O castelinho no centro de SP

A restauração do Castelinho foi realizada pela ONG Clube de Mães do Brasil, que participou da concepção do projeto, e o curso oferecido na escola terá duração de um ano, sempre para 30 jovens entre 16 e 19 anos. Entre os professores voluntários que ministrarão as aulas estão confirmados nomes como Ruy Braga, Marcia Tiburi, Leo Sakamoto e Djamila Ribeiro, para aulas semanais teóricas e práticas ao redor de temas como economia, política, direitos humanos e relações internacionais – sempre partindo das próprias experiências dos alunos.

A ideia é formar lideranças capazes de participar da solução de problemas locais em seus bairros e regiões, assim como oxigenar a velha política, através de jovens críticos e independentes que pensem e ajam com mentalidade global. Inspirado em iniciativas internacionais de formação de lideranças, como a sul-africana Open Air e as escolas de governo da Universidade de Harvard, o projeto foi desenvolvido para ampliar diretamente também a questão da representatividade na política.

Os três pilares da escola deixam claro o potencial do trabalho: conhecimento global, vinculo local e cultura popular, e valores humanistas. Assim, a solução de problemas locais através de uma visão cosmopolita, promovendo valores comuns e coletivos, pela solidariedade e o compartilhamento – tudo que deveria ser comum mas que vem se tornando cada vez mais raro.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça Norman, a inteligência artificial psicopata criada pelo MIT