Inspiração

Como suas compras podem ajudar as causas em que você acredita

por: Vitor Paiva

Em cada mínima ação que decidimos realizar em nossas vidas, é possível uma dose extra de consciência, solidariedade e empatia. Podemos, sim, fazer diferença na vida de outras pessoas.

Do “bom dia” que oferecemos ao encontrar alguém até a hora em que fazemos compras – tudo isso pode, direta ou indiretamente, promover uma sociedade mais justa. Se juntos conseguimos ir muito mais longe, é para isso que existem uma série de instituições representando importantes causas pelo Brasil. E se você é parte do problema sempre será parte da solução, certo?

A nossa participação na solução de grandes problemas pode fazer uma imensa diferença. Da mesma forma, oferecer um sentido ao inevitável consumo – tão presente no nosso cotidiano – é ajudar a dar um sentido maior aos nossos investimentos e compras mais simples e comuns.

É possível ajudar diretamente causas e instituições, ou ir ainda mais longe, e automatizar sua ajuda para que, a cada compra realizada, uma pequena doação seja feita para a instituição de sua escolha. Para justamente conectar as pessoas às causas que acreditam e assim promover uma sociedade melhor que a Visa do Brasil lançou o programa Causas Visa.

O sistema do programa é simples: o cliente acessa o site, inscreve o seu cartão e escolhe a causa ou a instituição para a qual deseja que a Visa faça suas doações – e pronto. Depois, para cada compra realizada com o cartão cadastrado, a empresa doa um centavo para a instituição ou a causa escolhida por você. Pode parecer pouco, mas diante da imensa realidade de clientes Visa e, portanto, de transações realizadas somente no Brasil, o potencial alcança a marca de 60 milhões de reais anualmente.

A doação não é proporcional ao valor da compra em questão, o que permite que qualquer pessoa, mesmo as com menor poder aquisitivo, participe igualmente do projeto, e ainda deixa de incentivar o consumismo desenfreado. 16 instituições foram selecionadas ao redor de cinco causas para o primeiro ano do programa: Animais, Crianças & adolescentes, Educação & capacitação, Idosos e Saúde.

A escolha desses tópicos surgiu não só de diferentes pesquisas a respeito das questões que mais sensibilizam os brasileiros, como também pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

Para a seleção das instituições contempladas, a base foi o Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor. Elaborado pelo Instituto Doar, esse padrão analisa, diante de uma vasta pesquisa, os conceitos e critérios adotados por cada uma dessas instituições, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Às instituições aprovadas é oferecido o Selo Doar – e foi a partir de tais critérios que elas puderam participar do Causas Visa.

A lista de instituições é ampla e cobre de modo geral os temas propostos. Estão incluídos nomes como Casa do Zézinho, Projeto Guri, Instituto Luisa Mell, Instituto Gustavo Kuerten, Instituto do Câncer Infantil (ICI), Doutores da Alegria… No total, são 16 instituições inscritas.

“Descobrimos que muitos brasileiros querem contribuir com várias causas, mas nem sempre encontram tempo ou meios confiáveis e práticos de como fazer doações”, afirma Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil. “Ao convocar toda nossa rede, podemos impactar essas instituições de forma positiva e transformadora”, ele explica. Todo investimento sairá da própria Visa e não do consumidor – que, se quiser, poderá realizar doações diretas através do próprio programa, via a organização social Eu Apoio.

A doação através do uso do cartão é válida para qualquer tipo de pagamento, seja crédito ou débito, online, pré-pago ou wearables – inclusive para usos internacionais. As doações poderão ser acompanhadas diretamente pelo site, incluindo a atualização de valores recebidos por cada instituição.

Causas como a proteção para animais domésticos e selvagens, os direitos de crianças e adolescentes à educação de qualidade, além do respeito e da dignidade aos mais velhos são boas para a sociedade como um todo. Assim, saber que ao menos você pode ajudar de forma quase automática, é a maneira mais fácil de fazer o bem. E traz à tona um sentido mais verdadeiro e bonito para o dinheiro que gastamos todos os dias: a doação.

Publicidade

© fotos: reprodução/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Protagonista de vídeo elogiado por RuPaul, mulher em situação de rua ganha ‘dia de princesa’