Ciência

Como vai ser a usina brasileira que vai produzir energia elétrica à base de cocô

por: Redação Hypeness

Está cada vez mais claro que nada deve ser desperdiçado, e tudo pode ser reaproveitado hoje em dia.

Mas quem diria que dois dos detritos mais rejeitados por nós podem ser transformado em algo tão desejado, caro e importante como energia?

Pois o Paraná será o primeiro estado do Brasil a colocar em funcionamento uma usina de Biogás – que basicamente transforma lixo e cocô em eletricidade.

A licença de operação do Instituto Ambiental do Paraná já foi concedida para a CS Bioenergia, companhia responsável pela novidade. A usina transformará lodo de esgoto e resíduos orgânicos em até 2,8 megawatts de eletricidade – ou energia para cerca de 2 mil casas no estado. Além da eletricidade através do biogás, a companhia também produzirá biofertilizantes.

A matéria-prima para a produção dessa energia limpa virá de estações de tratamento de esgoto e de coletas de lixo e resíduos, dando novo uso para cerca de mil metros cúbicos de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico diariamente.

A usina da CS Bioenergia será a primeira do tipo no Brasil, mas abrindo espaço e exemplo para que novas usinas sejam postas em atividade por todo o país.

Tudo serve para alguma coisa, certo? É a ciência brasileira provando que sim.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Depressão pós parto também pode afetar homens; saiba como identificar