Ciência

Derivado de maconha é testado como sucesso para tratar crianças com microcefalia no Maranhão

por: Redação Hypeness

Um dos mais importantes pontos do debate sobre a legalização da maconha e de seus derivados é o potencial revolucionário que o uso de medicamentos à base da Cannabis vem demonstrando em literalmente centenas de doenças complexas e de difíceis tratamentos.

A mais nova descoberta é o efeito do cannabidiol (CBD), óleo extraído da planta, em crianças com microcefalia por conta do Zika vírus. O óleo vem sendo utilizado na Casa de Apoio Ninar, no Maranhão, e além dos resultados surpreendentes com uma eficácia muito superior, os pais das crianças em tratamento garantem que seu uso, diferentemente de outros medicamentos, não traz qualquer efeito colateral.

O CBD é utilizado para o desenvolvimento neurológico de tais crianças e para o controle e combate de crises de epilepsia e convulsões. A grande preocupação da maioria dos pais ligados à Casa de Apoio Ninar é, em verdade, que eventualmente o cannabidiol volte a ser proibido no Brasil – a importação do remédio é cara e trabalhosa. Para utilizar o óleo por aqui é preciso assinar um termo de responsabilidade e consentimento.


O Cannabidiol, óleo derivado da maconha


A Casa de Apoio Ninar, no Maranhão

O óleo utilizado pelas crianças na Ninar é fornecido pela Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), de João Pessoa, única associação do Brasil com direito, desde o final de 2017, para cultivar e manipular a maconha para produção do CBD. Várias famílias, no entanto, também já possuem essa autorização – desde 2015 que a Anvisa reclassificou o cannabidiol como medicamento de uso controlado, e não mais como substância proibida.


Bebê nascido com microcefalia

Tais relatos só confirmam a necessidade urgente de se transformar a atual legislação brasileira em relação ao cultivo, porte e uso da maconha – que viria a incidir positivamente não só sobre tais questões medicinais de forma revolucionária, como também impactaria decididamente sobre a violência nas grandes cidades.

Publicidade

© fotos: divulgação / Felipe Dana / AP


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
25 fotos de novas espécies descobertas pelos cientistas em 2019