Tecnologia

Dispositivo inteligente detecta, protege e alerta em situações de agressão sexual

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Com 135 estupros por dia no Brasil, qualquer maneira de prevenir a agressão sexual é sempre bem-vinda. E os cientistas do MIT, nos Estados Unidos, parecem ter encontrado uma maneira eficaz de proteger as vítimas, com aquela ajudinha da tecnologia.

O projeto Intrepid examinou métodos de prevenir a agressão sexual usados desde a pré-história até as últimas tecnologias nesse assunto. Com base nestes dados e em entrevistas com diversas mulheres vítimas de agressão, os pesquisadores desenvolveram um sistema inteligente que pode alertar os amigos da potencial vítima, avisando que ela pode estar em perigo.

O dispositivo funciona de duas maneiras: passiva (um clipe colado à roupa que precisa ser acionado para que o alerta seja ativado) e ativa (que prevê que a pessoa possa ser incapaz de responder no momento da agressão por estar imobilizada ou inconsciente, por exemplo).

Na versão ativa, o mecanismo é ativado sozinho quando alguém tenta remover as roupas do usuário. Nesse caso, é enviado uma mensagem ao celular da pessoa para que ela informe se está ou não de acordo com a situação. Caso não responda em 30 segundos, um alarme alto começará a soar. Se mesmo assim não houver resposta nos próximos 20 segundos, o dispositivo passa a enviar mensagens de alerta com dados de geolocalização para pessoas selecionadas previamente pela usuária avisando sobre o perigo.

Também é possível selecionar um contato para receber uma ligação em casos de emergência. A chamada telefônica é feita automaticamente e permite gravar todos os sons do ambiente – certificando-se assim de que o abuso está de fato ocorrendo e facilitando a ação da polícia, por exemplo.

Embora pareça algo muito complexo, a utilização do material é bastante simples. Ele pode ser colado a qualquer peça de roupa, pois funciona como um adesivo, e não deixa rastros.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento e as motivações por trás da criação do dispositivo – está em inglês, mas é possível acionar a tradução automática das legendas clicando em configurações > legendas > traduzir automaticamente > português.

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uber autônomo ‘viu’ pedestre que seria atropelada, mas escolheu seguir mesmo assim