Inspiração

Eclipse solar parcial e outros fenômenos para se maravilhar com o céu em fevereiro

por: Tuka Pereira

Se você gosta de passar horas olhando para o céu, fevereiro é o seu mês. O segundo mês do calendário anuncia o retorno de uma pirâmide cósmica, uma série de surpresas lunares deslumbrantes e um eclipse solar parcial.

2 a 12 de fevereiro – luz zodiacal


A partir de hoje, cerca de uma hora após o pôr-do-sol e durante as duas semanas seguintes, os célebres observadores do céu no Hemisfério Norte podem perseguir um dos fenômenos astronômicos mais evasivos: a luz zodiacal.

Melhor visto das áreas rurais, esta luz em forma de pirâmide é facilmente confundida com o brilho de uma cidade distante, no horizonte, e às vezes é chamada de madrugada falsa. Mas essa luz etérea é realmente causada pela luz solar refletindo a poeira antiga suspensa entre os planetas. O melhor momento para pegar a luz do céu fantasma é cerca de uma hora após o pôr-do-sol, olhando para o horizonte ocidental de uma região escura com pouca poluição luminosa.

Já os observadores do céu no hemisfério sul irão assistir a uma modesta chuva de meteoros nesta noite, à medida que a Terra arrasa através de uma nuvem de detritos deixada por um cometa desconhecido.

8 de fevereiro – Alpha Centaurídeos


Conhecido como Alpha Centaurídeos, o fenômeno é uma chuva de meteoros cujo radiante está localizado próximo da estrela Alfa Centauri, na constelação de Centauro.

Procure os Alpha Centaurídeos após o anoitecer local no dia 8 e antes do amanhecer no dia seguinte.

11 de fevereiro – Lua encontra saturno

Os madrugadores do dia 11 devem procurar a lua crescente que se encontra ao lado do planeta Saturno, que estará a sudeste no céu uma hora antes do nascer do sol.

12 de fevereiro – Marte e Antares

Ao amanhecer, olhe para dois pontos de luz a sudeste no céu distintamente alaranjados – o planeta vermelho Marte e a estrela gigante vermelha Antares. Uma das estrelas mais brilhantes da constelação Scorpio, Antares significa “rival de Marte”, um nome grego baseado na cor e no brilho da estrela em nossos céus.

Mas enquanto Marte é cerca de um terço do tamanho da Terra, Antares é tão grande que, se substituísse o nosso sol, sua atmosfera exterior atingiria a órbita do planeta vermelho.

No dia 12, o fosso aparente entre os dois objetos brilhantes será de apenas cinco graus, igual à largura dos seus três dedos do meio mantidos ao comprimento do braço. Na realidade, Marte está a cerca de 140 milhões de milhas de distância da Terra, em média, enquanto Antares é um enorme período de 600 anos-luz distante.

15 de fevereiro – Eclipse solar parcial


No final do dia 15, um eclipse solar parcial cumprimentará observadores do céu em todo o Chile, Argentina, Uruguai, Brasil e Antártica.

Durante o eclipse, a lua deslizará entre a Terra e o sol e bloqueará parte do disco solar. O quão grande será o tamanho que a lua esconderá do sol dependerá de sua localização. Quanto mais para o sul você estiver, mais o orbe solar ficará coberto durante o pico.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Tuka Pereira
Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Todos os alunos da UniFavela são aprovados em universidades públicas