Ciência

Embutidos, refrigerantes e até pão de forma têm relação com surgimento do câncer, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Sorbonne, em Paris, apontou que a presença de alimentos ultraprocessados em uma dieta pode contribuir severamente para o surgimento de câncer. Sanduíches e carnes processadas, biscoitos e petiscos empacotados, refrigerantes, macarrão, sopas instantâneas e até pães de forma, alimentos altamente modificados industrialmente e em geral compostos majoritariamente por açúcar, óleo ou gordura foram detectados como gatilhos para o desenvolvimento da doença.

O estudo reuniu 105 mil pessoas, com um impressionante aumento de 12% de chance de se detectar um câncer se uma dieta apresentar 10% de aumento no consumo desses alimentos. Das pessoas que participaram da pesquisa, 18% apresentaram dietas com consumo frequentes de comidas ultraprocessadas – uma média de 79 diagnósticos de câncer foram identificados para cada 10 mil pessoas por ano.

A pesquisa não afirma que tais alimentos são os causadores da doença, mas que o consumo favorece em muito seu desenvolvimento – especialmente se aliado a outros hábitos como o fumo e o sedentarismo. Depois do cigarro, o excesso de peso é o maior causador de câncer. O consumo de alimentos superprocessados de forma moderada deve ser feito dentro de uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais.

A pesquisa ainda precisa, segundo os cientistas, ser realizada em escala maior, mas já serve como mais um forte alerta da importância de se manter uma dieta saudável.

Publicidade

© fotos: Divulgação/Getty images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mosquitinho do banheiro recicla matéria orgânica e impede entupimento de ralos