Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um pote de vidro de um litro é todo lixo produzido em um ano pela família de franceses composta por Bea Johnson, de 43 anos, o marido Scott, de 54 anos, e seus dois filhos adolescentes, Max e Leo.
Eles vivem em uma casa em San Francisco, nos Estados Unidos, depois de viver em Paris, Amsterdã e Londres. A mudança de estilo de vida veio há dez anos, quando a família se instalou em um pequeno apartamento na Califórnia, optando por deixar a maior parte de seus pertences em um depósito.
A facilidade e a simplicidade que acompanharam a diminuição de objetos mostraram que a vida com menos significava ter mais energia para as coisas importantes: piqueniques, caminhadas e passeios com os entes queridos. Quando chegou o momento de retirar as coisas do depósito, descobriram que não sentiam falta de nada e ali começou a eco viagem extrema de Bea.
Ela então leu sobre o movimento ambiental emergente na época e começou a fazer pequenas e conscientes mudanças para aliviar a carga da família.
“No começo, o objetivo não estava em desperdício zero, estava sem ser mais cuidadoso com nosso consumo de água e eletricidade”, disse Bea o site Mind Body Green.
“Então, eu comecei a dizer não às sacolas de plástico e a ir à loja com sacolas retornáveis. Daí achei que poderia forçar um pouco mais, então comecei a comprar minha comida a granel. Então adicionei outra camada e comecei a levar potes para carne, peixe, queijos e para leite”.
Essa “simplicidade voluntária”, acabou levando a família a uma revisão mais radical e em 2006 seus hábitos de guarda-roupa, casa e compras refletiram uma mentalidade de desperdício zero.
“Pouco a pouco, encontramos soluções para todos os aspectos desperdiçadores do nosso estilo de vida. Encontramos equilíbrio. E ser zero-desperdício tem sido simples e automático em nossa casa desde então”, ela explicou, observando os altos e baixos que experimentou ao longo do caminho.
Hoje em dia, ela faz muitos itens domésticos (pense em soluções de limpeza, material de escritório e produtos de beleza) e compra não embalados que ela pode armazenar para evitar desperdícios.
“Compramos muito menos. Se adquirimos algo, é para substituir algum item. Compramos (bens) usados e alimentos a granel. Quando a gente compra um produto embalado, 15% do seu preço corresponde à embalagem.”
Ela começou a escrever sobre a experiência da família para adotar um consumo consciente e viver cada vez mais com menos. Com o livro Zero Waste Home (Desperdício Zero – Simplifique a sua vida reduzindo o desperdício em casa, na edição lançada em Portugal) traduzida para 20 idiomas, ela se tornou a cara do movimento.
O novo modo de vida ajudou a economizar. Segundo Bea, o gasto da família foi reduzido em 40%. A casa é equipada com painel solar e um sistema para coletar a água da máquina de lavar e do banho para irrigar o jardim.
No entanto, segundo Bea, a mudança também passa por consumir menos alimentos processados e eliminar produtos de limpeza industrializados.
“Há muito preconceito ligado a esse modo de vida. As pessoas imaginam que é preciso ser hippie, peluda e descabelada para fazer isso”, diz Bea, que só usa roupas de segunda mão e maquiagem caseira.
“A primeira coisa é aprender a dizer não. Nesta sociedade de consumo, somos alvo de diversos produtos gratuitos. Sacos plásticos, cartões de visita, amostras, produtos de beleza em hotéis. Cada vez que a gente aceita, é criada uma demanda para que mais seja fabricado. Quanto mais eu recuso, menos coisas eu tenho para reduzir, reutilizar, reciclar e compostar, que são os quatro passos seguintes.”
Publicidade
Os amantes de bacon vão adorar essa novidade: Baconkit é um kit completo que, tirando a barriga de porco que precisa...
Para a religião hindu, o Rio Ganges, que cruza a Índia, é sagrado. Um mergulho em suas águas, segundo tal crença,...
A americana ColorOn lançou um kit de sombras adesivas e descartáveis que vêm com aplicador e são à prova...
O arquiteto James Law criou o projeto dos prédio Bandra Ohm em Mumbai. Seu principal diferencial é oferecer uma...
Num mundo em que cada vez temos mais ofertas e menos tempo para fazer as coisas que precisamos, cuidar da saúde e do...
O escritório americano de arquitetura Coulson criou uma microcasa minimalista e autossuficiente para ajudar a...
Após observarem uma cratera formada pela chuva que revelava um rio passando por uma movimentada rua de Curitiba, os...
A ideia de um mundo sem música é, para a maioria de nós, a definição de um pesadelo – que, para pessoas com...
A educação precisa ser inclusiva e abraçar a diversidade. Em tempos de ameaças de censura e projetos de...