Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um tribunal formado por homens votou nesta quarta-feira (7) favorável a abertura do debate sobre uma lei que expandirá os direitos de mulheres detentas do Arizona, nos Estados Unidos, a adquirir absorventes durante o período de menstruação.
Hoje, as prisioneiras têm direito a 12 absorventes por mês. Caso precisam de mais, devem solicitar a um guarda – na imensa maioria dos casos homem – a liberação em troca de dinheiro guardado em suas contas na prisão. O problema é que a maioria das mulheres ganham cerca de 15 centavos de dólar por seus trabalhos no presídio e não possuem recursos para comprar os absorventes necessários.
Essa condição leva a soluções pouco higiênicas para conter o fluxo do período de menstruação, o que pode causar doenças.
A proposta de debater esse limite foi trazida pela representante do estado do Arizona Athena Salman, que pede o fim da regra atual e o direito das detentas de acessar o quantidade de absorventes que precisarem. Mas, para ser aprovada, a legislação precisava passar por um júri formado por nove homens.
Ex-detenta testemunhou em debate sobre proposta
Embora eles tenham manifestado desconforto com alguns dos depoimentos das testemunhas, os homens votaram, em um placar de 5 a 4, a favor da proposta, que agora será debatida no Congresso americano.
O Arizona não é o único a discutir formas mais humanas de lidar com perfis fisiológicos de suas detentas, apesar das difíceis circunstâncias. O problema tem sido debatido no Reino Unido e nos Estados Unidos nos últimos anos.
O júri aprovou o seguimento do debate para o Congresso americano
No Reino Unido, uma organização de vigilância dos direitos humanos revelou que mulheres foram abandonadas em suas celas com o fluxo menstrual ativo, provocando revolta da opinião pública.
Nos EUA, as prisões federais começaram a providenciar absorventes de forma gratuita para mulheres em agosto de 2017. Mas como o país dá independência legislativa para cada estado, a propagação da lei para instituições estaduais depende de debates locais.
Publicidade
O julgamento dos responsáveis pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, vem sendo marcado...
Mais um caso de assédio: um homem filmou de maneira não consensual a advogada Mariana Maduro, de 33 anos, enquanto...
Após ler duras críticas de um seguidor no Instagram, o ginasta Diego Hypólito publicou um textão muito importante...
Em um momento sem precedentes na história recente da humanidade, todo o planeta, diante da pandemia do coronavírus,...
As redes sociais são espaços importantes para a denúncia e resolução de crimes. Eva Luana, uma jovem de Camaçari,...
Há quem ainda ache que a depressão não é uma doença real ou que simplesmente não é nada grave. Porém, o relato...
O beijo de uma menina de 12 anos viralizou nas redes sociais. Isso porque o seu namorado, Pietro, é maior de idade,...
Os críticos de plantão gostam de reduzir o crescimento do vegetarianismo no Brasil como uma mera modinha - uma...
Alessandra Negrini desabafou sobre os elogios que a colocam como um sinônimo de beleza e jovialidade. A atriz de 50...