Debate

Formado por homens, júri decide se detentas merecem mais de 12 absorventes por mês nos EUA

por: Redação Hypeness

Um tribunal formado por homens votou nesta quarta-feira (7) favorável a abertura do debate sobre uma lei que expandirá os direitos de mulheres detentas do Arizona, nos Estados Unidos, a adquirir absorventes durante o período de menstruação.

Hoje, as prisioneiras têm direito a 12 absorventes por mês. Caso precisam de mais, devem solicitar a um guarda – na imensa maioria dos casos homem – a liberação em troca de dinheiro guardado em suas contas na prisão. O problema é que a maioria das mulheres ganham cerca de 15 centavos de dólar por seus trabalhos no presídio e não possuem recursos para comprar os absorventes necessários.

Essa condição leva a soluções pouco higiênicas para conter o fluxo do período de menstruação, o que pode causar doenças.

A proposta de debater esse limite foi trazida pela representante do estado do Arizona Athena Salman, que pede o fim da regra atual e o direito das detentas de acessar o quantidade de absorventes que precisarem. Mas, para ser aprovada, a legislação precisava passar por um júri formado por nove homens.

Ex-detenta testemunhou em debate sobre proposta

Embora eles tenham manifestado desconforto com alguns dos depoimentos das testemunhas, os homens votaram, em um placar de 5 a 4, a favor da proposta, que agora será debatida no Congresso americano.

O Arizona não é o único a discutir formas mais humanas de lidar com perfis fisiológicos de suas detentas, apesar das difíceis circunstâncias. O problema tem sido debatido no Reino Unido e nos Estados Unidos nos últimos anos.

O júri aprovou o seguimento do debate para o Congresso americano

No Reino Unido, uma organização de vigilância dos direitos humanos revelou que mulheres foram abandonadas em suas celas com o fluxo menstrual ativo, provocando revolta da opinião pública.

Nos EUA, as prisões federais começaram a providenciar absorventes de forma gratuita para mulheres em agosto de 2017. Mas como o país dá independência legislativa para cada estado, a propagação da lei para instituições estaduais depende de debates locais.

Publicidade

Foto: Twitter/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Livro escrito por número 2 do PCC inspirado em GOT é confiscado por potenciais mensagens cifradas