Fotografia

Iggy Pop, Patti Smith… Fotógrafa reúne Polaroids e recria cena punk de NY em seu Instagram

por: Redação Hypeness

Ser uma fotógrafa em um lugar sempre excitante e em ebulição como Nova York fez com que Julia Gorton escolhesse a cidade, seus cenários e principalmente suas pessoas como objeto principal de suas fotos. Sua própria vida cotidiana era capturada por Julia em imagens então corriqueiras – o diferencial determinante é que a fotógrafa começou a trabalhar em Nova York no final dos anos 1970, imersa na então incipiente cena Punk que começava a nascer na cidade.

Assim, as fotos que Julia fez de seus amigos e das bandas que ia assistir tornaram-se, com o passar do tempo e a importância de tais artistas e do próprio movimento punk, verdadeiros documentos – registros icônicos e históricos do mais importante movimento musical dos últimos 40 anos, para dizer o mínimo. Tendo se mudado para Nova York em 1976, a fotógrafa pode registrar o surgimento e o auge do punk e do no wave na cidade.


Iggy Pop e Debbie Harrie conversando


Billy Idol e Howie Pyro


Foto da xerox de uma polaroide de David Byrne no CBGB


Iggy Pop ao vivo

Tom Verlaine, da banda Television, no camarim do CBGB


The Fleshtones 


Stiv Bators

Grandes heróis do movimento é o que não falta no elenco que compõe as incríveis imagens de Julia: Iggy Pop, Debbie Harry, Patti Smith, Billy Idol, Richard Hell e até o pintor Jean-Michel Basquiat – frequentador assíduo da cena punk e no wave da época – podem ser vistos em seu habitat natural (principalmente a famosa casa de shows CBGB), jovens, livres e loucos (juntos de outros personagens não tão célebres porém não menos importantes para a cena), felizes em viver o apogeu de algo que então lhes parecia simplesmente a mais pura expressão do que eles eram – mas que, em verdade, era a história musical e cultural acontecendo e se transformando.


Richard Hell


Lydia Lunch, da banda Teenage Jesus & The Jerks


Richard Hell e Robert Quine no palco do CBGB


Contato de foto de Richard Hell


Lydia Lunch

Sabendo da importância e da raridade de suas imagens, Julia Gorton decidiu por reuni-las em sua conta no Instagram, como em uma permanente exposição de como era fazer parte, ver de perto, viver a cena punk nova-iorquina no final dos anos 1970 – e testemunhar um dos mais importantes capítulos da história do rock e da cultura popular da segunda metade do Século XX.


John Cale e Bruce Brody


Iggy Pop


Bob Mothersbaugh, da banda Devo


Polaroids de Debbie Harry e do Blondie ao vivo


Desconhecido à frente, dançando com Basquiat, ao fundo


Autorretrato de Julia


Arto Lindsay


Arto Lindsay

Publicidade

© fotos: Julia Gorton


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo expressa emoções interiores em ensaios fortes e delicados