Ciência

Incidência de conjuntivite aumenta consideravelmente após Carnaval; entenda

por: Redação Hypeness

Recentemente, a cidade de Caldas Novas (GO) registrou um surto de conjuntivite. Cerca de 2.000 pessoas buscaram atendimento médico devido à inflamação no município, segundo informações do Uol Notícias. Um dos fatores responsáveis por isso pode ser o verão.

A conjuntivite nada mais é do que a inflamação da membrana conjuntiva, que reveste os olhos. Ela pode tanto se apresentar em forma de alergia quanto ser provocada por produtos químicos, por vírus e por bactérias. De todas estas, a mais comum é a conjuntivite viral, cuja incidência aumenta no verão.

Nos casos virais, a inflamação pode ser transmitida através de suor, secreções e contato físico. Graças a isso, o Carnaval é um prato cheio para a propagação da doença, assim como piscinas sem tratamento adequado. O compartilhamento de itens pessoais aumenta o risco de contágio, assim como uso de maquiagem e glitter também pode manifestar a inflamação.

Como se prevenir? A principal dica é higienizar as mãos antes de passá-las nos olhos e evitar coçá-los. Além disso, é aconselhado não compartilhar itens que tenham contato com o rosto, como toalhas, travesseiro e maquiagem. Se desconfiar que está com conjuntivite, cujos primeiros sintomas costumam ser coceira nos olhos, procure um médico para receber o tratamento adequado.

Publicidade

Fotos: Joyhill09/Wikimedia Commons e Alia Wilhelm/Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brasileiros confiam mais em líderes religiosos do que em cientistas