Design

Misturando latinhas com metais preciosos ela cria ecojoias totalmente originais

08 • 02 • 2018 às 09:30
Atualizada em 02 • 04 • 2018 às 18:24
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Alumínio de latinhas de bebida, plásticos de embalagens diversas, câmara de pneu e até chapas de radiografia: acredite, tudo isso vira belos brincos, colares, pulseiras e anéis graças às mãos talentosas da carioca Carol Barreto, criadora da Ecojoias.

Tudo começou em 2005, quando a então estudante de biologia ficou desempregada após a empresa em que trabalhava fechar as portas. Sem dinheiro para pagar a o curso, que precisou trancar, ela transformou o hobby das bijuterias em trabalho.

O olhar atento para a sustentabilidade fez com que ela começasse a testar diversos materiais que iriam para o lixo como joias. De início, ela vendia para amigas, depois se arriscou nas praias cariocas para vencer a timidez – muita gente virava a cara para aquelas bijuterias feitas de material reutilizado, mas ela não desanimou.

O sucesso transformou o que era uma fonte alternativa de renda em algo mais sério, e a designer fez um curso de ourivesaria (a arte de trabalhar com metais preciosos), chegando a trabalhar em uma das maiores joalherias do país.

Após aprender a manusear ouro e prata, Carol deu um novo passo em seu trabalho. Já faz anos que ela se dedica exclusivamente à Ecojoias, que conta com loja virtual e pontos de venda no Rio de Janeiro, em São Paulo e até na França.

Além de apostar no reaproveitamento de materiais para fazer as joias, a designer também toma outra atitude em prol da sustentabilidade: ela cria as peças originais e publica na loja virtual, mas cada uma tem prazo de até 10 dias para ser postada.

Isso porque, para evitar a produção excessiva que poderia ficar guardada, Carol prefere fazer apenas as joias que foram encomendadas, num processo de fabricação exclusivo para cada cliente. Os compradores podem até pedir peças personalizadas, a partir de algum material que chame sua atenção!

Latinha é bom demais. Lembra verão, festa, carnaval. Latinha é reciclável, é sustentável, é geração de renda. Latinha é empoderamento. Latinha gela rápido, preserva o sabor e é pura praticidade e estilo. 

Por isso, o Hypeness e a Ball, uma das maiores fabricantes de latinhas do mundo, uniram forças para criar um Canal especialmente dedicado a reverberar a campanha #vadelata. Vamos juntos consumir de forma mais consciente, pensando sempre no nosso conforto, mas também no melhor para o meio ambiente? Para mais informações sobre esse tema siga a campanha no Facebook  e Instagram.

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