Debate

‘O que é traição realmente?’: Psicoterapeuta questiona limites do amor e da fidelidade no SXSW

por: Redação Hypeness

Pensar a sexualidade, o casamento e as relações por um novo e corajoso ponto de vista é o que move o trabalho da psicoterapeuta belga Esther Perel. Em seu novo livro, Esther resolve aplicar seus desbravadores e inovadores olhares sobre um dos maiores tabus das relações humanas: a infidelidade. E se a infidelidade for boa para um casamento? – esse é o tipo de questão que a terapeuta e guru do sexo levou, como oradora, para o festival South By Southwest.


A psicoterapeuta Esther Perel

“A infidelidade possui uma tenacidade que o casamento só pode invejar”, ela diz. Seu novo livro em questão não por acaso se chama The State of Affairs: Rethinking Infidelity (O estado dos casos: repensando a infidelidade, em tradução livre). Segundo Esther, a obsessão tradicional por transparência total e intimidade sufocante acabam com o desejo – e o erotismo seria, segundo ela, um antídoto para a morte. Ampliar as possibilidades e os enredos da vida, manejando o paradoxo da vida cotidiana, domestica, e do erotismo latente, são seus motes.

O trabalho que ela levou ao SXSW é baseado principalmente em sua dedicação à conversa – escutar as pessoas, falar com elas, e registrar aquilo de mais profundo que sentem. Esther garante que a infidelidade não precisa ser o fim de um relacionamento – que, apesar da dor e do trauma, ela pode ser um recomeço. “Torna-se possível renegociar tudo. Existirá o trauma, e depois pode haver um recomeço”, afirma.


Esther com seu novo livro

Se os modelos de relação encontram-se atualmente em um enfadonho impasse – com certa necessidade evidente de se repensar os parâmetros e caminhos por vir – Esther oferece ao menos uma leitura nova e mais ampla de tais possibilidades. Não é por acaso que sua participação no TED Talks já possui alguns milhões de views – a infidelidade é um tema fundamental para todos. Que tal pensa-lo de uma forma nova?

Entre a invenção da roda e o lançamento da primeira nave espacial, uma coisa continua a mesma: a vontade humana de se recriar e ser impulsionada adiante.

Assim é o SXSW 2018. E esse é o DNA Hypeness.

O futuro é mais rápido, desafiador e inspirador do que se poderia imaginar. E é por isso que nossa passagem por Austin, para ver o SXSW de pertinho, tem um só objetivo: trazer para você hoje o que pode mudar o mundo amanhã.

Bora descobrir qual será a próxima grande ideia?

Nossa cobertura é um oferecimento Tinder 

Publicidade

© fotos: divulgação/Getty images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Velhas grávidas: Anna Radchenko combate etarismo com ensaio fotográfico ‘Avós’