Diversidade

O trabalho deste cirurgião está fazendo de Blumenau a capital da mudança de sexo

19 • 02 • 2018 às 10:42 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Quando se pensa em cirurgia de mudança de sexo, a Tailândia pode vir logo à cabeça. Afinal, transexuais de todo o mundo costumam se dirigir ao sudeste asiático para realizar a sonhada adequação do corpo ao gênero social. Mas Blumenau, cidade no interior de Santa Catarina, está ganhando destaque nacional e internacional.

Tudo graças a José Carlos Martins Junior, cirurgião plástico que se especializou na mudança de sexo e até foi apelidado de “Doutor Transformação”. A Chico Felitti, repórter da Revista Joyce Pascowitch, ele revelou que já realizou cirurgias em mais de 200 pessoas, entre homens e mulheres, nos últimos três anos.


Manifestação em Porto Alegre pelo direito de ser quem se é

Mais do que a simples mudança dos genitais, Martins é especialista na feminização facial, um conjunto de procedimentos em que maxilares, queixo, testa, ossos da maçã do rosto e nariz são modificados para remodelar o rosto, deixando as mulheres transexuais mais seguras de sua aparência.

Tudo começou ao ver um vídeo no Youtube em que um cirurgião raspava o crânio para afinar o rosto de uma mulher trans. Ele entrou em contato em busca de permissão para fazer uma visita técnica, mas, após ter o pedido recusado, acabou se encaminhando para os EUA para se especializar na técnica.

Ele calcula que 80% de seus pacientes moram fora do Brasil, a maioria brasileiros radicados na Europa. Ele também abriu consultórios em São Paulo e Milão, mas é em Blumenau que as cirurgias são feitas. A clínica também oferece estadia, transporte e acompanhamento psicológico durante o período pré e pós operatório.


Cidade de pouco mais de 300 mil habitantes se tornou polo improvável da mudança de sexo

À Revista Joyce Pascowitch, ele conta um detalhe rotineiro nas consultas: “Não dá para contar quantas vezes ouvi de pacientes: ‘Será que vou ficar bonita, doutor’?”. A resposta, mais direta e verdadeira possível: “Claro que vai. Sempre fica. A beleza é interior”.

Vale a pena acessar a página da revista para conferir a matéria completa!

Publicidade

Com informações de Chico Felitti para a Revista Joyce Pascowitch

Foto 1 via Antra - Associação Nacional de Travestis e Transexuais

Foto 2 via Wikimedia Commons

Foto de capa via Unsplash (Creative Commons CC0)


Canais Especiais Hypeness