Diversidade

O trabalho deste cirurgião está fazendo de Blumenau a capital da mudança de sexo

por: Redação Hypeness

Quando se pensa em cirurgia de mudança de sexo, a Tailândia pode vir logo à cabeça. Afinal, transexuais de todo o mundo costumam se dirigir ao sudeste asiático para realizar a sonhada adequação do corpo ao gênero social. Mas Blumenau, cidade no interior de Santa Catarina, está ganhando destaque nacional e internacional.

Tudo graças a José Carlos Martins Junior, cirurgião plástico que se especializou na mudança de sexo e até foi apelidado de “Doutor Transformação”. A Chico Felitti, repórter da Revista Joyce Pascowitch, ele revelou que já realizou cirurgias em mais de 200 pessoas, entre homens e mulheres, nos últimos três anos.


Manifestação em Porto Alegre pelo direito de ser quem se é

Mais do que a simples mudança dos genitais, Martins é especialista na feminização facial, um conjunto de procedimentos em que maxilares, queixo, testa, ossos da maçã do rosto e nariz são modificados para remodelar o rosto, deixando as mulheres transexuais mais seguras de sua aparência.

Tudo começou ao ver um vídeo no Youtube em que um cirurgião raspava o crânio para afinar o rosto de uma mulher trans. Ele entrou em contato em busca de permissão para fazer uma visita técnica, mas, após ter o pedido recusado, acabou se encaminhando para os EUA para se especializar na técnica.

Ele calcula que 80% de seus pacientes moram fora do Brasil, a maioria brasileiros radicados na Europa. Ele também abriu consultórios em São Paulo e Milão, mas é em Blumenau que as cirurgias são feitas. A clínica também oferece estadia, transporte e acompanhamento psicológico durante o período pré e pós operatório.


Cidade de pouco mais de 300 mil habitantes se tornou polo improvável da mudança de sexo

À Revista Joyce Pascowitch, ele conta um detalhe rotineiro nas consultas: “Não dá para contar quantas vezes ouvi de pacientes: ‘Será que vou ficar bonita, doutor’?”. A resposta, mais direta e verdadeira possível: “Claro que vai. Sempre fica. A beleza é interior”.

Vale a pena acessar a página da revista para conferir a matéria completa!

Publicidade

Com informações de Chico Felitti para a Revista Joyce Pascowitch

Foto 1 via Antra - Associação Nacional de Travestis e Transexuais

Foto 2 via Wikimedia Commons

Foto de capa via Unsplash (Creative Commons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Erica Malunguinho apresenta projeto para a retirada de estátuas de escravocratas em SP