Inspiração

Pai faxineiro, filha de escola pública. E estão aprovados em engenharia em uma federal

por: Redação Hypeness

Depois de 34 anos longe da sala de aula, João Monte Rodrigues, quando se viu desempregado em 2012, decidiu que era hora de voltar à escola. Morador de uma comunidade indígena dos Tapeba, na região metropolitana de Fortaleza, João teve como companheira de estudos ninguém menos que Esther Rodrigues, sua filha. Hoje João tem 52 anos e Esther tem 17 – e o caminho acadêmico dos dois segue em parceria, pois pai e filha foram aprovados para estudarem Engenharia na Universidade Federal do Ceará.

Esther e João como calouros da UFC

João irá cursar Engenharia do Petróleo e Esther, Engenharia Ambiental. Trabalhando hoje como serviços gerais de uma repartição pública, o objetivo original de João – que havia cursado somente até a 4a série, em 1979 – era simplesmente terminar os estudos para se reposicionar melhor no mercado de trabalho. O incentivo de amigos e familiares fez João seguir em frente e, junto com Esther, fazer a prova do Enem. O bom resultado, aliado de ações afirmativas para a população indígena e estudantes de escolas públicas, o permitiu realizar um sonho que parecia impossível: entrar em uma universidade.

A Universidade Federal do Ceará

Para não ter de trancar a universidade por conta de custos extras, João espera conseguir alguma assistência estudantil. De qualquer forma, sua conquista já lhe emociona e o faz vislumbrar um futuro para ele inimaginável até pouco – o de conseguir uma nova carreira. A história de João e de Esther ilustram perfeitamente o incrível veículo que a universidade pode ser para a inclusão social, o combate à desigualdade e a esperança que todos, em qualquer lugar do país, devem ter direito.

Publicidade

© fotos: Arquivo pessoal/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este gato abriu a porta de abrigo, soltou os parças e foi colocado na solitária