Sustentabilidade

Para combater poluição dos carros, Alemanha testa transporte público gratuito

16 • 02 • 2018 às 08:43 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A quantidade de carros nas ruas das grandes cidades é um problema de imensa magnitude em diversas camadas – da poluição aos engarrafamentos, passando pelo consumo de combustível e chegando até à poluição sonora. Por isso, até mesmo um país famoso por sua forte indústria automobilística como a Alemanha está propondo um interessante e radical projeto, a fim de reduzir drasticamente tais problemas: oferecer transporte gratuito para sua população. A ideia será testada inicialmente em cinco cidades até o fim do ano, podendo ser expandida ao país inteiro.

O objetivo é simples e direto: reduzir o número de carros privados nas ruas, para que a população deixe seus carros em casa. “Combater a poluição do ar de forma efetiva, sem mais atrasos desnecessários, é uma das maiores prioridades para a Alemanha”, diz o documento que lançou o projeto piloto, assinado por três ministros, incluindo a ministra do meio-ambiente, em carta ao comissário ambiental da União Europeia.

O projeto não se restringe ao transporte gratuito, e também propõe punições mais duras para emissões de gases-estufa para frotas de veículos, como ônibus e táxis, além de apoios diversos a serviços que ofereçam o compartilhamento de automóveis.

As soluções efetivas para tais propostas, como a produção do número necessário de ônibus elétricos e a maneira como a gratuidade será financiada, ainda serão oferecidas pelo projeto, mas ainda assim, trata-se de uma questão urgente, que se abate sobre duas demandas essenciais: a saúde do meio-ambiente e o direito ao transporte – duas premissas que devem ser mais importantes que o lucro.

Publicidade

© fotos: divulgação/Getty Images


Canais Especiais Hypeness